Balanço

Betim confirma outras duas mortes por Covid-19

Com isso, já são 22 óbitos pela doença na cidade; vítimas são um homem, de 79 anos, e uma mulher, com 66, ambos com comorbidades

Publicado em 16 de junho de 2020 | 18:04

 
 
normal

Outras duas mortes em decorrência do novo coronavírus foram confirmadas em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (16). Com isso, são 22 mortes por Covid-19 registradas na cidade, sendo que duas foram de betinenses que morreram em outros municípios, em hospitais de Belo Horizonte e São Paulo.

De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde, os dois pacientes, que foram a óbito no domingo (14), eram um homem de 79 anos, que morava no bairro Campos Elíseos e uma mulher de 66, moradora do bairro Laranjeiras. Ambos estavam internados na rede pública de saúde e possuíam comorbidades.

“Todos eles tiveram acesso a leitos de terapia intensiva com respiradores e receberam toda a assistência necessária”, afirmou o secretário de Assistência a Saúde de Betim, Hilton Soares.

O gestor ainda explicou que a Prefeitura de Betim tem aumentado o número de exames para Covid-19 realizados no município. “Prezamos pela transparência na divulgação das informações. Por isso, em todos pacientes com sintomas respiratórios graves são realizados dois tipos de exames: o PCR, que é indicado a partir do 3º dia de sintomas e identifica as partículas do vírus no trato respiratório; e o teste rápido, que é indicado a partir do 8º dia, pois identifica os anticorpos no paciente. Como os resultados dos exames muitas vezes demoram, pode acontecer de um paciente morrer e o resultado do teste para a Covid-19 ser divulgado somente depois. Mas gostaria de ressaltar que a  Secretaria de Saúde está sempre em contato com os familiares para apoio e orientações”, ressaltou.

Balanço da Prefeitura de Betim divulgado nesta terça-feira (16) mostra que há 454 casos confirmados, sendo 123 recuperados, 295 em acompanhamento e 14 internados no SUS Betim. Os casos descartados chegam a 1.736, e as notificações de síndrome gripal somam 7.673.

Enfrentamento

A Prefeitura de Betim tem adotado, desde o início da pandemia, uma série de medidas no combate a Covid-19. O comércio não essencial foi novamente fechado até o dia 22, e as fiscalizações aos estabelecimentos foram intensificadas com a contratação de mais 100 agentes. Mais 50 deverão ser contratados nos próximos dias.  Desde o início da pandemia até essa segunda (15), 11.010 mil estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que 781 foram fechados por apresentarem irregularidades quanto às medidas preventivas da Covid-19.

O uso de máscara é obrigatório na cidade desde o dia 20 de abril, e as ruas também estão passando por desinfecção com solução de hipoclorito de sódio a 0,5%, feita com a ajuda de um caminhão com canhão de névoa. O município tem realizado, nas últimas semanas, a distribuição de álcool 70% e máscaras. Barreiras sanitárias também já foram implantadas nas regiões do Teresópolis, Alterosas, Centro e PTB, medindo a temperatura das pessoas, distribuindo material educativo e fiscalizando o transporte coletivo.