Betim

Covid-19: caminhão de desinfecção passará na região do Alterosa nesta terça (2)

Operação acontece, inicialmente, nos bairros onde se concentram os maiores índices de pessoas com síndromes gripais; desinfecção manual segue acontecendo em becos e vielas

Publicado em 02 de junho de 2020 | 12:02

 
 
normal

As ações de combate à pandemia da Covid-19 estão sendo intensificadas pela Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH, nos bairros onde se concentram os maiores índices de pessoas com síndromes gripais.

Na noite desta terça (2) e quarta-feira (3),  o caminhão usado para reforçar a desinfecção de vias públicas passará pela região do Alterosas, a partir 20h30, percorrendo também as ruas do Jardim Brasília e Niterói.

Em um trajeto de aproximadamente 13 km, o ponto de partida da operação será na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em frente ao Casarão dos Portões, seguindo em direção à passarela do Divino Braga. Também serão desinfectados os espaços públicos das ruas Osvaldo Rodrigues Pereira e São Paulo, além das avenidas Belo Horizonte, Arthur Trindade e Campos de Ourique.

O veículo, que tem um canhão de névoa, aplica uma solução de hipoclorito de sódio na proporção 0,5% nas vias e já passou por diversas ruas da regional Imbiruçu, como nos bairros Niterói, Duque de Caxias e Capelinha.

De acordo com o chefe de seção de saneamento da Prefeitura e coordenador executivo da operação, Vilmar Batista Ribeiro, a rota foi definida visando os locais de maior fluxo de pessoas, como áreas comerciais, calçadas em frente a agências bancárias, unidades de saúde e hospitais. "A recomendação é que, durante a operação, todos que puderem permaneçam dentro de suas casas e os comerciantes fechem as portas dos estabelecimentos para maior segurança e eficácia na aplicação, uma vez que o produto é oxidante e, no momento da aplicação pode acabar respingando em quem passar por perto, causando descoloração de roupas e, em quem tem mais hipersensibilidade alérgica, pode acabar sofrendo uma irritação nos olhos e na pele", pontuou. 

No último domingo (31), um mutirão também foi organizado e dezenas de agentes da prefeitura e voluntários percorreram a região do Alterosa conscientizando os moradores sobre a doença e distribuindo 25 mil máscaras, doadas pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv). 

Desinfecção manual

Nos locais onde não é possível que o caminhão transite, a desinfecção dos espaços públicos com o sistema manual continua. Na segunda-feira (1º), os agentes percorreram o Teresópolis passando pelos becos da Paz, da Amizade, das Orquídeas, além do beco Belo, Ceará, Pará, Maravilha e Santa Lúcia.

Parceria
A utilização do caminhão com canhão de névoa é uma parceria da prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a empresa Suppress. Na parceria firmada, o Senai idealizou o projeto e articulou com parceiros a logística para a realização da medida preventiva, entrando também com equipamentos como reservatório de água, itens hidráulicos e combustíveis.

A FCA disponibilizou o veículo e os geradores. Coube à Suppress a disponibilização dos canhões de aspersão que são usados para a aplicação do produto. A Prefeitura de Betim disponibiliza, além da equipe técnica para execução do trabalho, a solução de hipoclorito de sódio, bem como definirá a rota e locais de aplicação na ação.

A iniciativa começou no último dia 14. Todos os dias, serão cerca de 5.000 litros de hipoclorito de sódio na concentração de 0,5% para a realização do serviço.

Com José Augusto Alves