Balanço

Betim já realizou testes para a Covid em mais de cem profissionais

Atendimento é feito em unidade exclusiva para quem atua nos serviços essenciais

Publicado em 04 de junho de 2020 | 20:38

 
 
normal

A unidade criada pela Prefeitura de Betim para atendimento específico para os profissionais da linha de frente do combate ao novo coronavírus que possuam sintomas gripais completou um mês nesta semana. 

Conforme balanço divulgado pela prefeitura, até essa quarta-feira (3), foram atendidos 133 profissionais com sintomas de síndrome gripal. Desses, 123 foram testados, 17 resultados foram positivos (14 da saúde e 3 da segurança pública), 84 casos foram descartados e 22 ainda aguardam resultado.

De acordo com a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Betim, Vivian Ribeiro, o fato de centralizar os atendimentos em um único lugar, como está sendo feito no Cerest, traz uma visão melhor do panorama da ocorrência dos casos, o que possibilita agir mais rapidamente para tomar providências. “Caso os trabalhadores estivessem procurando outras unidades da rede, de maneira dispersa, seria mais demorado detectar, por exemplo, dois trabalhadores ou mais, com resultados positivos no mesmo local de trabalho, o que dificultaria a tomada rápida na decisão para evitar a propagação do vírus”, explica.

A unidade fica anexa ao Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Betim iniciou o atendimento dos profissionais de saúde em 4 de maio. Além deles, também são atendidos no local os trabalhadores de segurança pública e das instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), que estiveram com sintomas gripais.