Nova estrutura

Betim amplia conteúdo de plataforma digital da rede municipal de ensino

Material didático de todas as disciplinas está sendo disponibilizado semanalmente

Publicado em 08 de junho de 2020 | 17:28

 
 
normal

A Secretaria Municipal de Educação de Betim (Semed), na região metropolitana, disponibilizou nessa semana um novo programa de estudo remoto para os alunos da rede municipal, contemplando os da Educação infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. A plataforma é alimentada com conteúdo de todas as disciplinas, permitindo uma gama de exercícios e conteúdos mais completa aos estudantes. Por causa da pandemia do novo coronavírus, desde o dia 18 de março, as aulas estão suspensas na rede municipal e ainda não há previsão de retorno.

A iniciativa vem ao encontro da normatização do Ministério da Educação (MEC), que permite aos municípios a organização de atividades remotas, não presenciais, que poderão valer para o cumprimento de carga obrigatória do ano letivo. De acordo com a Semed, os conteúdos serão postados semanalmente, podendo ser acessados por meio de computadores, atendendo ao pedido das famílias e acompanhados pelos pais. Outra novidade é que os alunos também poderão ter acesso através de aplicativo, pelo smartphone. Esse aplicativo será lançado nos próximos dias.

“O MEC permitiu aos municípios se organizarem para a disponibilização de conteúdo remotamente, pela internet, e isso poderá vir a valer como grade curricular. A grande novidade da plataforma é a disponibilização do conteúdo de todas as disciplinas, mais completo, que permitirá ao aluno, junto aos pais ou responsáveis, um estudo mais aprofundado. O conteúdo será alimentado semanalmente, ou seja, a plataforma estará sempre atualizada”, explicou a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

O endereço do site com o conteúdo didático é www.semed.betim.mg.gov.br.

A secretária enfatizou ainda que os estudantes que não têm acesso à internet para estudarem por meio da plataforma terão a possibilidade do material impresso. “Os alunos que não tenham condições de acessarem não ficarão prejudicados. Na próxima semana, haverá uma reunião para definirmos os próximos passos sobre essa possibilidade do material impresso”, completou. 

Planejamento

Nesta semana, reuniões entre Secretária de Educação, Superintendente do Ensino Fundamental e gestores das escolas municipais têm como objetivo ouvir as demandas e planejamento de ações. Nos encontros, em que foram adotadas as medidas adequadas de distanciamento social, foi discutida a elaboração de um grande plano de ação “pós-pandemia”, com adoção de ações sanitárias, estruturais e de afastamento para o retorno seguro das aulas, que ainda não possui previsão de quando será.

“Estamos nos adaptando, do melhor modo possível, para viver esta nova realidade e suas alterações em nosso cotidiano. É de extrema importância estarmos preparados para o retorno das atividades escolares, sempre prezando, em primeiro lugar, pelo cuidado e pela segurança com a saúde de nossos alunos e profissionais para a não proliferação do vírus”, destacou Marilene, ressaltando ainda que não há data prevista para o retorno das aulas presenciais. “É importante que os pais ajudem os estudantes a acessarem o conteúdo, para que não fiquem ociosos nesse período de isolamento social e também para que não percam o vínculo com o conteúdo escolar”, concluiu.