Ação

Idosos com sintomas gripais leves serão submetidos a testes em Betim

Prefeitura passará a aplicar teste rápido em pessoas sintomáticas acima dos 60 anos que procurarem as UBSs; secretaria ressalta que não é para ter uma “corrida às unidades de saúde

Publicado em 02 de julho de 2020 | 19:50

 
 
normal

A prefeitura iniciará, a partir da próxima, mais uma fase na ampliação da testagem em moradores da cidade. Betim começará a aplicar testes rápidos para a Covid-19 em idosos sintomáticos que procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

De acordo com a Diretoria Operacional da Secretaria Municipal de Saúde, serão oferecidos testes rápidos para pessoas acima de 60 anos que forem atendidas nas UBS e que apresentarem sintomas gripais leves. O teste rápido acusa se a pessoa já foi exposta ao vírus e verifica a produção de anticorpos no organismo. 

“O município está ampliando a testagem para melhorar o acesso a assistência em saúde. Por isso, os idosos sintomáticos que forem atendidos nas unidades básicas serão submetidos a testes após uma avaliação do médico. O teste rápido é recomendado após o oitavo dia de sintomas, que é quando ele atesta um resultado mais confiável. Assim, se a pessoa precisar do atendimento antes do oitavo dia de sintomas, o teste será agendado para que possa ser feito no período mais indicado”, explicou a diretora operacional da Secretaria Municipal de Saúde, Tânia Resende. 

O resultado do teste rápido sai em até 20 minutos. A diretora ressalta que não é para ter uma “corrida” de idosos às UBSs para fazer o teste. 

“A testagem será apenas em idosos que apresentarem sintomas. Estamos registrando muitos idosos procurando as UPAs com sintomas leves, sendo que, nesse casos, eles devem ir às UBSs. Mas não será aplicado o teste em idosos sem sintomas gripais. Os que apresentarem sintomas serão avaliados pelos médicos para serem ou não submetidos à testagem”, completou. 

Tânia acrescentou que o grupo de pessoas acima dos 60 anos é um dos públicos de maior risco de agravamento da Covid-19, por isso a decisão em aplicar testes rápidos em idosos com sintomas leves, até porque, muitos possuem comorbidades. “Isso é mais um reforço nas ações para qualificar o atendimento e melhorar a assistência”, afirmou a diretora operacional.

Os pacientes que forem submetidos aos testes serão monitorados pelas equipes de saúde.
 

Balanço
Já foram aplicados 9.289 testes em moradores de Betim, tanto na rede pública quanto na privada. Isso dá uma taxa de 2.111 exames para cada 100 mil habitantes, número bem acima da média estadual. Nas duas primeiras fases da pesquisa em parceria com a UFMG, foram aplicados 4.320 testes, sendo metade o PCR e metade, o rápido.

“Quanto mais testes forem aplicados, maior será o número de casos positivos, pois a maioria das pessoas que esteve em contato com o vírus não apresentou sintomas. É até meio desgastante (os números), mas é a maneira transparente com que a prefeitura trabalha e que não vemos em outras cidades”, disse o secretário adjunto de Gestão à Saúde, Augusto Viana.