Covid

Novo coronavírus: balanço da Secretaria de Saúde de Betim registra 71 óbitos

Boletim divulgado nesta sexta-feira (24) mostra ainda que 80% dos 2.214 casos confirmados já conseguiram se recuperar da doença

Publicado em 24 de julho de 2020 | 15:06

 
 
normal

Balanço desta sexta-feira (24) divulgado pela Secretaria de Saúde de Betim mostra que o número de casos confirmados de moradores da cidade infectados com o novo coronavírus chegou a 2.214.

Desse total, o município registra 71 óbitos. Há 1.771 já recuperados e outros 335 em acompanhamento. Trinta e sete residentes de Betim estão internados em unidades da Rede SUS.

“Pode haver diferença entre os números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, em razão da instabilidade do sistema SUS Notifica, do processo de avaliação, que é dinâmico, e do horário diário de fechamento dos dados”, informou a nota oficial da secretaria municipal.

Ainda de acordo com a pasta, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Betim está em 91%, com 77 pacientes internados (são 85 leitos de UTI ao todo). São 57 moradores de Betim, com 31 casos confirmados, e outros 20 de municípios da região.

A taxa ocupação de leitos clínicos (são 115) está em 26%, com 30 pessoas internadas, sendo 26 de Betim (com seis confirmações) e quatro de outras cidades.

Ampliação de leitos

Mais 20 leitos de terapia intensiva exclusivos para o tratamento de pacientes de alto risco diagnosticados com Covid-19 começaram a ser abertos em Betim, no Cecovid 4, instalado no Centro-Materno Infantil.

Com isso, até o fim da próxima semana, a cidade terá um total de 105 vagas de UTI, incluindo as cinco do Hospital de Campanha (Cecovid 2), para assistir aos mais de 800 mil moradores que fazem parte dos 13 municípios que compõem a microrregião de saúde, incluindo Betim.

A abertura das novas vagas foi iniciada, na quinta-feira (23), depois de a prefeitura ter recebido 20 respiradores, 20 monitores multiparâmetro e quatro cardioversores – equipamento usado para reanimar pacientes –, que foram cedidos pelo governo de Minas.