Trânsito

Betim investe mais de R$ 6 milhões em mobilidade urbana

Rodoviária, criação de táxi adaptado e remoção de carcaças são algumas das ações realizadas pela prefeitura

Publicado em 30 de julho de 2020 | 21:21

 
 
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Até 2017, era impossível para a autônoma Jéssica da Cruz, 25 anos, utilizar um serviço de táxi em Betim. Com paralisia cerebral desde que nasceu, ela precisa se deslocar com cadeira de rodas e não havia, na época, nenhum táxi adaptado na cidade para deficientes físicos. A realidade só mudou há três anos, e hoje a cidade conta com 12 táxis com acessibilidade. “Foi muito importante para nós usuários com condições especiais poder contar com esse serviço, já que os aplicativos de viagem não transportam pessoas como a gente”, disse. 

Implantar o serviço de táxis acessíveis é apenas uma das ações adotadas pela Prefeitura de Betim na gestão do prefeito Vittorio Medioli que melhoraram a mobilidade urbana. A criação de um aplicativo para usuários do transporte público, o Clica Bus; a remoção de carcaças das vias públicas; a regularização das calçadas para garantir a acessibilidade; a renovação dos semáforos e a melhoria da sinalização das vias ajudam a reduzir o tempo de deslocamento do trânsito de veículos e também de pedestres. 

Segundo a Transbetim/Ecos, já foram implantados 70 mil metros quadrados de sinalização horizontal nas dez regionais e instaladas 5.672 placas, além da implantação de novos semáforos no centro e em outras regiões. O total investido nessas ações chega a mais de R$ 6 milhões.

O app Clica Bus, criado neste ano pela Transbetim e que permite acompanhar em tempo real o horário e o trajeto das linhas de ônibus e vans, foi outro ganho para os usuários do transporte público. O aplicativo já foi baixado por 17.829 pessoas. Dessas, 7.228 o utilizam diariamente.

“O aplicativo para o transporte público é importante porque diminui o tempo de deslocamento e minimiza os riscos de as pessoas ficarem nas ruas esperando o ônibus”, afirmou o consultor em transporte e trânsito Osias Batista.

Outra ação importante foi a reforma e operacionalização do terminal rodoviário de Betim. Construída na gestão da ex-prefeita Maria do Carmo Lara, a rodoviária foi inaugurada, mas ficou cinco anos sem funcionar. Apenas nessa gestão, o terminal foi reformado e conseguiu as autorizações necessárias para operar. Hoje são mais de 104 mil viagens realizadas para 250 cidades.

“A rodoviária mudou a nossa realidade. Viajo constantemente com a minha noiva para Varginha, e antes tinha que pegar o ônibus em Belo Horizonte. Com o terminal, ganhamos agilidade e conforto”, afirmou o vigilante e youtuber Eli Bernardo Diniz. 
“Hoje planejamos as ações visando o futuro da cidade, o que não ocorria nas gestões anteriores”, afirmou a diretora da Transbetim/Ecos, Vânia Elias. 

“Betim é uma cidade do ponto de vista da mobilidade complexa, porque é cortada por um rio, rodovia e uma linha férrea. Mesmo assim, conseguimos melhorar a mobilidade das pessoas, organizando melhor o município para o futuro”, concluiu a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru. 

Frota

O Sistema de Transporte Público de Betim ganhará 18 novos ônibus, a partir de segunda(3). Os veículos, todos com acessibilidade, vão substituir parte dos 128 carros da frota que roda hoje na cidade pela Santa Edwiges, concessionária que opera o serviço convencional no município. 
Segundo a empresa, a última renovação dos veículos foi há dois anos. Ao todo, R$ 4 milhões foram investidos. A frota é equipada com câmeras de monitoramento, elevador para cadeirantes e sistema de telemetria. 

Segundo a diretora da Transbetim, Vânia Elias, outra medida importante adotada no transporte público foi a Câmara de Compensação no Sistema de Baixa Capacidade. “Essa ação permitiu que os permissionários passassem a ser remunerados por quilômetro rodado e não por passageiros, o que equalizou o sistema, reduziu a lotação das vans e diminuiu o número de reclamações”, acrescentou.