Boletim oficial

Exames confirmam três óbitos de mulheres com a Covid-19 em Betim

Segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas moravam nos bairros Chácara e São João e tinham comorbidades

Publicado em 06 de julho de 2020 | 15:36

 
 
normal

A Secretaria de Saúde Betim, na região metropolitana, confirmou em nota oficial, nesta segunda-feira (6), outras três mortes de pacientes cujos exames atestaram a contaminação pelo novo coronavírus. Todas eram mulheres.

Um dos óbitos aconteceu no dia 30 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente estava internada em uma unidade de saúde da rede privada. Ela tinha 50 anos e era moradora do bairro São João. Ela começou a apresentar os sintomas no dia 22 e deu entrada no hospital no dia 24.

As outras duas mortes foram em unidades de saúde do SUS, ambas no dia 1º de julho. Uma delas foi a uma idosa de 79 anos, que morava no bairro Chácara. “Ela deu entrada na rede no dia 18 de junho e faleceu no Cecovid-4 (Centro de Cuidados Intensivos). Ela possuía comorbidade grave e, infelizmente, não resistiu”, disse o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares.

A outra mulher que faleceu tinha 53 anos e residia no bairro São João. Ela começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 26. “No dia 29, ela deu entrada em uma UPA. Como já tinha comorbidade grave, o quadro dela se agravou muito rápido e não houve, infelizmente, condições de fazer a transferência dela para o Cecovid por causa do quadro de saúde”, completou o secretário.

Segundo Soares, a situação da pandemia está se agravando em todo o Estado. Por isso, ele reforça que a população colabore com o distanciamento e as medidas de prevenção.

“Estamos vivendo um estado de atenção em relação à pandemia, que estaria se aproximando para o pico em nossa região e em Minas. O município tem trabalhado para ampliar a rede de assistência para que possamos atender a demanda de Betim e também das outras cidades ao redor, já que recebemos pacientes de outros municípios. Abrimos mais dez leitos de UTI no Cecovid-4 e, até o fim de semana, disponibilizaremos gradativamente mais dez, totalizando 80. Temos outros cinco no Cecovid-2 (hospital de campanha no Fiat Clube), chegando a 85. E trabalhamos para aumentar ainda mais. E o monitoramento da situação da pandemia segue sendo feito, pois ele é que nos dá o embasamento para tomada de decisões”, explicou. “A população precisa também ajudar a combater a pandemia, reforçando os cuidados com a higiene e fazendo o distanciamento, principalmente, das pessoas que possuem comorbidades, que é o perfil da grande maioria dos óbitos no município”, acrescentou.

Balanço

Segundo boletim da prefeitura, Betim contabiliza 40 óbitos de pessoas que morreram e que foram infectadas com a Covid-19. Quatro dessas mortes aconteceram em outras cidades, mas os moradores residiam em Betim.

Até o momento, são 972 casos confirmados, com 532 recuperados e 380 em acompanhamento. “Pode haver diferença entre os números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, em razão da instabilidade do sistema SUS Notifica, do processo de avaliação, que é dinâmico, e do horário diário de fechamento dos dados”, diz a nota oficial da prefeitura.

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Betim está em 80%, com 60 pacientes internados (nem todos precisam de respiradores), sendo 37 de Betim, com 15 casos positivos.

No hospital de campanha, no Fiat Clube, são 31 internados, sendo 30 de Betim (seis confirmados), com taxa de ocupação de 27%.