Boletim oficial

Betim confirma morte de 2 idosos com a Covid-19, sendo que um estava preso em BH

Homem de 77 anos estava detido no Ceresp da Gameleira, na capital; a outra vítima tinha 76 anos

Publicado em 07 de julho de 2020 | 16:08

 
 
normal

Betim confirmou, nesta terça (7), outras duas mortes de pacientes cujos exames atestaram a infecção pelo novo coronavírus. De acordo com a nota oficial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, as duas vítimas são homens.

Um dos óbitos, que aconteceu no dia 28 de junho, foi de um homem de 77 anos que estava internado em hospital na cidade de Belo Horizonte. Ele, que morava no São Caetano, é o quinto caso de moradores de Betim que morreram em outros municípios. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, ele tinha comorbidades.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o homem estava detido no Ceresp Gameleira, na capital, desde o dia 9 de junho. Dez dias depois, ele começou a apresentar sintomas, como tosse e coriza e foi atendimento pela equipe médica do presídio. No dia 24, o quadro de saúde dele piorou e ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste. No dia seguinte, ele foi transferido para o hospital Júlia Kubitschek, também na capital, onde morreu no dia 28. 

A outra vítima é um idoso de 76 que estava internado no Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid 4) e morava no bairro Jardim das Alterosas. “Ele começou a ter os sintomas no dia 9 de junho e estava internado no Cecovid 4. Ele tinha comorbidade grave e, infelizmente, veio a óbito no último dia 2”, disse o secretário adjunto de Assistência à Saúde de Betim, Hilton Soares.

O secretário voltou a afirmar os cuidados que os idosos precisam ter, já que eles fazem parte do grupo de risco. “A questão do idoso, principalmente aquele que já possui comorbidade, é preocupante, pois é o grupo que está sendo mais acometido pela Covid-19 no município e que apresenta o maior número de óbitos. Porém, muitas vezes, quem contamina o idoso são os jovens, que não cumprem com as medidas de isolamento e acabam levando o vírus para as pessoas acima de 60 anos. E a evolução do quadro de saúde pelo coronavírus é muito rápida em pessoas com doenças já preexistentes. Então, pedimos que a população mais jovem reforce os cuidados, as medidas de higiene, de segurança e o distanciamento. Isso é muito importante”, enfatizou.

Com esses dois óbitos, Betim registra 42 mortes de pessoas que foram infectadas pela Covid-19.

Balanço da prefeitura mostra que são 1.354 casos confirmados, com 602 recuperados e 692 em acompanhamento. Outros 5.120 casos foram descartados. "Pode haver diferença entre os números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, em razão da instabilidade do sistema SUS Notifica, do processo de avaliação, que é dinâmico, e do horário diário de fechamento dos dados", diz a nota da prefeitura. 

Ações

Dentre as várias ações realizadas pela prefeitura para combater a pandemia estão a desinfecção de ruas e espaços públicos com solução com hipoclorito de sódio, distribuição de álcool 70% e máscaras já realizada, determinação para funcionamento do comércio não essencial em sistema de revezamento, das 10h às 16h e apenas de segunda a sexta, para evitar moradores de outras cidades, e com regras de biossegurança que devem ser seguidas pelos estabelecimentos.

Também está sendo feita uma pesquisa em parceria com a UFMG para testar moradores assintomáticos e mapear a circulação do vírus em todas as regiões, além da ampliação de testes rápidos para idosos com sintomas gripais leves que procurarem atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS).

Nesta terça (7), foi anunciada a abertura de 30 leitos de UTI no Cecovid 4, fruto de uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado. Até sexta (10), serão 80 leitos destinados a pacientes graves. Além disso, outros 60 de UTI deverão ser abertos nos próximos dias na unidade, conforme anúncio feito. Nesta terça, eram 62 pacientes internados no local, sendo 52% de moradores de Betim e 46% de outros municípios.

Há ainda o hospital de campanha, no Fiat Clube, com capacidade para 120 leitos, sendo 115 clínicos e cinco de UTI. Trinta e um pacientes estão internados no local.

(com Natália Oliveira)