Na madrugada desta segunda-feira (24), uma equipe especializada do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro, que tem sede no Rio de Janeiro, realizou a desinfecção do Terminal Rodoviário de Betim, na região metropolitana, na tentativa de coibir a propagação do coronavírus.
Cerca de 45 militares atuaram com o apoio logístico da 4ª Companhia de Comunicações Leve de Montanha. Para a desinfecão, foi utilizado um produto fabricado na Itália a base de cloro e detergentes, denominado BX24, que tem ação eficaz contra a Covid-19 e, após a sua aplicação, não tem efeitos tóxicos para a saúde.
A iniciativa, que tem como objetivo proteger a saúde da população contra a Covid-19, vem ocorrendo em espaços de grande circulação de pessoas em outras sete cidades mineiras, como Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora. “Betim, assim como as demais cidades contempladas, foram escolhidas com base nos dados oficiais do número de casos e mortes relacionados à Covid-19 no Estado. Já os locais que estão sendo desinfectados foram escolhidos em coordenação com as secretarias municipais de Saúde”, explicou o major Leonardo Martins Ribeiro, oficial de Planejamento do Centro de Controle e Operações da 4ª Região Militar.
Com Lisley Alvarenga