Benefício

Nova iluminação traz mais segurança e economia à Betim

Ao todo, 34 mil pontos estão recebendo lâmpadas de LED; luminárias gastam menos energia, duram duas vezes mais e ajudam a inibir crimes

Publicado em 27 de agosto de 2020 | 22:55

 
 
normal

Até dezembro deste ano, mais de 34 mil pontos de iluminação pública de Betim terão suas lâmpadas de vapor de sódio substituídas pelas de LED. Isso corresponde a 91% do total de pontos da cidade. Ao todo, 16.625 novas luminárias já foram instaladas nas dez regiões da cidade. Em algumas localidades, como Citrolândia e Petrovale, a ação foi 100% concluída. 

O investimento em iluminação pública realizado pela prefeitura nos últimos dois anos tem resultado em mais segurança para a população e menos gastos com energia elétrica para o município a longo prazo. 

As vantagens com a substituição das luminárias são inúmeras. Isso porque as lâmpadas de LED são mais econômicas e têm durabilidade duas vezes maior do que as de vapor de sódio. O investimento com a troca de lâmpadas será de R$ 11,398 milhões até o fim deste ano e vai possibilitar uma economia nas contas de iluminação de R$ 408 mil por mês. 

Mais do que gerar economia, a medida, segundo especialistas, ajuda a inibir crimes. “Existem vários estudos internacionais que mostram uma enorme melhora no sistema de segurança quando você implanta esse tipo de medida. Em lugares mais iluminados, a tendência é ter menos crimes e pequenos delitos, como roubo e danos ao patrimônio”, afirmou Ludmila Ribeiro, pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG.

Além da substituição de lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, a prefeitura, nos últimos três anos, investiu em outras ações nessa área que resultaram em uma melhor gestão dos recursos e em melhorias para a população. 

Uma das medidas foi separar os contratos de manutenção e de melhoria do pátio de iluminação pública, o que resultou em uma queda no valor gasto por contrato. Outro ponto importante foi a instalação do call center próprio da prefeitura para atender as demandas da população. Antes esse serviço era prestado pela própria empresa contratada.

“Dessa forma conseguimos realizar a demanda reprimida de troca de mais de 2.000 lâmpadas que existia até 2017. O call center passou a ser realizado por funcionários da Ecos, e a reclamação tem que ser atendida pela empresa em até 72 horas”, afirmou o gerente de eletrificação da Ecos, Paulo Carneiro.

“O resultado da nova modelagem de contrato e da nova gestão dos recursos proporcionou ao município uma maior economia e eficiência do pátio de iluminação pública da cidade. Tanto que essa troca de lâmpadas está sendo feita com recursos exclusivos do município”, explicou a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru. 

Após quase 20 anos espera, o auxiliar de serviços gerais Cristinei Lana, o Nei, pôde ver a sua rua Morumbi, no Icaivera, iluminada. “Saio cedo, por volta das 5h, para trabalhar. Então, sem a iluminação, a rua ficava muito escura. Agora, com a iluminação de LED ficou bem melhor, me sinto muito mais seguro”.

Georreferenciamento

Outra ação importante realizada pela prefeitura nesta gestão foi o georreferenciamento dos 37 mil pontos de iluminação, que é a identificação numérica dos postes. Isso, segundo a prefeitura, facilita inclusive para a própria população na hora de requisitar alguma manutenção na rede.

Em parceria com a Cemig, a prefeitura também instalou iluminação em áreas de interesse social, como as comunidades Terra Santa, no Petrovale, e Santa Edwiges, no PTB, e realizou extensão de rede em vários bairros.

Segundo a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru, após a troca de lâmpadas, que deve terminar até abril de 2021, a prefeitura pretende investir em outras obras de melhoria da rede.