Eleições 2020

PT e Solidariedade lançam pré-candidatos a prefeito em Betim

Maria do Carmo Lara foi confirmada como pré-candidata do Partido dos Trabalhadores, e Junio Araújo será o nome do SD na disputa municipal

Publicado em 13 de setembro de 2020 | 16:28

 
 
normal

Outros dois partidos confirmaram, neste domingo (13), pré-candidaturas à Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. As convenções foram realizadas de maneira virtual.

O PT vai registrar o nome da ex-prefeita Maria do Carmo Lara (MDC) na disputa. Ela é candidata ao Executivo municipal pela sétima vez (desde 1982, só ficou de fora da disputa apenas em duas ocasiões). Pela segunda eleição seguida em Betim, o PT não terá apoio de outros partidos na disputa majoritária. O pré-candidato a vice será Edson Rodrigues, o Soró, numa chapa "puro sangue". 

"O nome da Maria do Carmo foi escolhido pelo diretório municipal e aprovado na convenção. Ela tem uma história na cidade e é experiente", declarou Rodrigues, que também é presidente municipal do partido na cidade.

Na convenção, MDC criticou a atual gestão e disse que quer fazer um debate de projetos. “Vamos fazer o debate de canto a canto dessa cidade. Vamos adotar o candidato a vereador, vereadora para que a gente possa ampliar (a participação) na Câmara Municipal e ter lá representantes desse projeto, representantes que combatam esse projeto neoliberal  que temos hoje”, disse a petista, completando com um “Viva o PT”. 

A convenção do PT teve a participação de figuras do partido, como deputados estaduais e federais, além da presidenta nacional da legenda, Gleisi Hoffmann. 

O ex-presidente Lula, que havia sido preso após ser condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro na ação penal que envolve o tríplex, em Guarujá, no litoral de São Paulo, não participou da transmissão virtual, mas, sua imagem com em um jingle foi usada várias vezes durante o ato partidário.

Segundo Rodrigues, Lula estará presente em alguma ação durante o período de campanha. O PT deverá ter 26 nomes como candidatos a vereador. Hoje o partido tem apenas um parlamentar:, Daniel Costa (PT). 

Solidariedade

Quem também lançou pré-candidato a prefeito foi o Solidariedade. O nome aprovado pelo partido foi do ex-secretário de Saúde Junio Araújo. A vice escolhida é Júlia Pego, do PSB.

A convenção também foi de maneira virtual, mas ao contrário do divulgado pelo pré-candidato, o ato não foi transmitido ao vivo pelo Facebook. 

Quem conduziu os trabalhos foi Junio Moreira, apontado pelo Facebook como administrador da página “Betim Mil Graus”, acusada pelo diretório do PSL de divulgar fake news na cidade.  O Solidariedade terá 35 candidatos a vereador. 

“Estou colocando meu nome à disposição de Betim e estou pronto para ser o próximo prefeito da cidade. Deus estabeleceu as leis e nesse sentido que Junio Araújo e Julia Pego lançam essa chapa”, declarou Junio.