Infraestrutura

Betim se destaca no ranking Cidades Amigas da Internet

Município facilita investimento em novas tecnologias; de 2019 para 2020, cidade avançou 39 posições na avaliação nacional

Publicado em 17 de setembro de 2020 | 20:36

 
 

Betim está entre as 20 primeiras cidades do país que mais estimulam e facilitam a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecomunicações, como as tecnologias 4G e 5G. A conclusão é do ranking “Cidades Amigas da Internet”, criado e divulgado pelo Sindicato das Empresas do Setor de Telecomunicações (SindiTelebrasil) e pela empresa de consultoria Teleco. 

O ranking analisa a elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura. De 2019 para 2020, Betim ganhou 39 posições, chegando ao 20º lugar e ficou à frente de capitais, como Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, por exemplo. 

Um dos fatores que contribuíram para a boa colocação de Betim no ranking nacional deste ano foi a Lei Municipal 6.545/2019, de autoria do Executivo, que estabeleceu as normas para a implantação de licenciamento da infraestrutura de telecomunicações no município. A nova legislação reduziu a burocracia dos processos, possibilitando melhorias ao sistema 4G e predispôs as regras para hospedar o equipamento para a tecnologia 5G. 

O sistema 5G apresenta avanços e corrige incômodos antigos sem usar grandes espaços e alturas, além de a velocidade média de conexão ser cem vez maior que a 4G.

“O ranking é constituído após análises dos municípios sobre suas legislações próprias a respeito de melhorar a infraestrutura de telecomunicações. Muitas cidades ainda estão atrasadas em incentivar investimentos. Betim promoveu uma alteração na legislação em 2019, e isso estimula o investimento das empresas. Por isso, a cidade ganhou 39 posições no ranking nacional e é um dos exemplos a serem seguidos no país. Essa nova lei trouxe mais agilidade nos processos de licenciamento”, disse o gerente de Infraestrutura do SindiTelebrasil, Ricardo Dieckmann. 

Segundo ele, a facilidade para realizar melhorias na rede de telecomunicações traz ganhos para todos. “Ganha o município, que consegue atrair investimentos, já que nenhuma empresa quer investir num local sem infraestrutura. E ganha também o cidadão, que terá uma tecnologia melhor disponível, além da própria gestão da cidade”, completou Dieckmann. 

De acordo com o diretor, a demanda pela internet aumentou mais de 30% na pandemia. “Teremos uma nova situação daqui pra frente. É importante que os municípios façam como Betim e reduzem a burocracia para agilizar o licenciamento para melhorarmos a infraestrutura de redes”, completou. 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ednard Tolomeu, a melhora de Betim no ranking comprova as mudanças administrativas na cidade. “O resultado desse estudo demonstrou que o município consegue, efetivamente, promover ações que possibilitam um desenvolvimento sustentável. E mostra ainda que a cidade oferece condições para que os empreendimentos atuais e futuros encontrem em Betim um local propício para os investimentos”, ponderou.