Eleições 2020

Três postulantes à Prefeitura de Betim já registraram candidaturas

Até a tarde dessa segunda (21), PSD, PCB e Rede tinham ingressado com pedido na Justiça Eleitoral; ato todo, sete nomes foram aprovados em convenções

Publicado em 21 de setembro de 2020 | 18:44

 
 
normal

A disputa eleitoral para a Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, já tem o registro de três candidatos ao Executivo municipal, conforme constava no site de candidaturas da Justiça Eleitoral no fim da tarde desta segunda-feira (21). Ao todo, sete nomes foram aprovados em convenções partidárias. PSD, PCB e Rede foram os primeiros a registrar os candidatos à prefeitura.

O atual prefeito, Vittorio Medioli (PSD), terá uma coligação com apoio de 16 partidos ao todo, desde legendas de esquerda quanto de direita. A vice dele será a ex-secretária municipal Cleusa Lara (PSL). 

Vittorio também cadastrou no site de registro de candidaturas seu plano de governo inicial. Em 17 páginas, são destacadas ações já realizadas e há novas propostas que foram divididas em vários eixos, como gestão, educação, social, segurança pública, saúde, emprego, meio ambiente, habitação, cultura, esporte, obras e infraestrutura e mobilidade urbana. O documento afirma que o plano de governo ainda terá colaboração e sugestões dos moradores, que serão incorporadas ao planejamento. 

O produtor cultural e aposentado José Augusto Bernardes, o Zulu, será o nome do PCB na disputa que também já aparece no site de candidaturas. O vice dele é Dogival Alcântara, do mesmo partido. O partido não se coligou na disputa majoritária com outra legenda. Zulu anexou o plano de governo, mas o link estava fora do ar nessa segunda (21). 

Já a Rede Sustentabilidade registrou o nome do médico Vinícius Resende e o do empresário Fabrício Freire, como vice. A legenda também não fez coligação para a disputa ao Executivo. Em 14 páginas, Vinícius anexou o plano de governo falando sobre emprego, saúde, educação, sustentabilidade ambiental, transportes, gestão pública, habitação, assistência social, esportes, cultura e outros tópicos. 

O registro de candidaturas dos nomes aprovados pelo PT, MDB, PSOL e Solidariedade à prefeitura ainda não tinha aparecido no site da Justiça Eleitoral até essa segunda (21).

Em relação aos candidatos à Câmara Municipal, também até ontem, sete partidos registraram 145 nomes: PSD (20), DEM (34), PV (30), Republicanos (35), PCB (1), PSB (9) e Rede (16). Esse número vai aumentar ao longo da semana, já que o prazo final para fazer o pedido de candidatura terminará no sábado (26).