Crítico

Moradores de bairros em Betim relatam falta de água em plena pandemia

Segundo eles, o abastecimento deficitário de água nos bairros Marimbá, Santo Afonso, Barro Branco, Califórnia e Alto Cruzeiro ocorre há anos

Publicado em 07 de setembro de 2020 | 14:54

 
 
normal

Em meio à pandemia do novo coronavírus, moradores de bairros em Betim, na região metropolitana, estão precisando se virar com a falta d'água, desde o último sábado (5). Segundo eles, o abastecimento deficitário no Marimbá, Santo Afonso, Barro Branco, Califórnia e Alto Cruzeiro ocorre há anos. A situação é tão crítica que o Ministério Público chegou a intervir, no ano passado, firmando um acordo com a Copasa, que se comprometeu a realizar obras na região para minimizar o desabastecimento.

“Essa falta de água aqui ocorre há muito tempo. Teve uma época que a água vinha só três vezes por semana. Depois que fizemos uma denúncia no Ministério Público, há cerca de um ano, a Copasa informou que faria obras para melhorar o problema. Durante muito tempo, a situação melhorou, mas, agora, começamos a ficar sem água novamente. Isso gera muitos transtornos. Tenho dois filhos e não posso lavar roupa, louça, enfim, fazer meus afazeres domésticos. Se a situação continuar, daqui a pouco não terei mais água em casa para beber”, reclamou a técnica em enfermagem Fabiana Macedo, de 37 anos, que morra com sua família no bairro Santo Afonso há 19 anos.

Moradora do bairro Barro Branco há 4 anos, a oficial administrativo Nathália Ferreira Gomes Cândido, de 32 anos, disse que se sente desrespeitada com falta de compromisso da Copasa. Conforme ela, há mais de 24 horas o fornecimento foi interrompido na sua casa e, para não faltar água para beber e tomar banho, ela e a família estão racionando o uso. “É muito difícil, porque todo mês a conta de água chega, mas não temos água para lavar roupa direito, aguar as plantas. Muitas vezes, o abastecimento só ocorre de madrugada. Quando a gente acorda, a água já praticamente acabou. Depois que o Ministério Público firmou um acordo com a Copasa, a situação melhorou por um tempo, mas agora o problema voltou”, relatou.

Por e-mail, a Copasa informou que o sistema de bombeamento que atende a região dos bairros Marimbá, Santo Afonso e Barro Branco parou de funcionar na noite de domingo (6) após uma queda no fornecimento de energia.

"Técnicos da companhia estiveram na manhã desta segunda (7) no local para fazer a manutenção e foi restabelecido o abastecimento, que está sendo normalizado, gradativamente, ao longo do dia", declarou a estatal em nota. 

Matéria atualizada às 16h15.