Posse

Prefeito e vereadores de Betim são empossados

Cerimônia aconteceu no auditório da Prefeitura de Betim e não teve presença de público como prevenção contra a Covid-19

Publicado em 01 de janeiro de 2021 | 13:44

 
 

Em uma solenidade sem presença do público como forma de prevenção contra o novo coronavírus, tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (1º), em Betim, o prefeito Vittorio Medioli (PSD), que foi reeleito nas últimas eleições, a sua vice, a economista Cleusa Lara, e os 23 vereadores que vão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal do município.  

Devido à pandemia, a solenidade, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Betim, teve participação apenas dos eleitos, que puderam levar cada um somente um convidado. 

A cerimônia começou com a posse dos 23 vereadores e a eleição da Mesa Diretora, que vai conduzir os trabalhos do Legislativo local nos próximos dois anos. Apenas uma chapa foi inscrita e recebeu unanimidade de votos. 

A nova Mesa Diretora será  composta por Klebinho Rezende (PROS), como presidente; Claudinho Fernandes (PSD), como primeiro vice-presidente; Carlin do Amigão (PTB), como segundo vice-presidente; Junior Trabalhador (PSL), como primeiro secretário; e Dudu Braga (PV), como segundo secretário. 

Em seguida foram empossados o prefeito e a sua vice.  

Vittorio Medioli foi reeleito, no primeiro turno do pleito, com uma votação recorde, a maior já conquistada por um prefeito na história de Betim. Ao todo, foram 76,34% dos votos válidos, obtendo a preferência de 153.144 eleitores. 

Durante o seu discurso de posse, Vittorio relembrou os desafios do seu primeiro mandato. Em 2017, o empresário assumiu a Prefeitura de Betim com uma dívida herdada de aproximadamente R$ 2 bilhões, além de ter encontrado o sistema de saúde abandonado. Para “arrumar a casa”, ele adotou diversas medidas de austeridade, como corte de cargos e revisão de contratos, além de abrir mão do próprio salário de prefeito. 

Agora, segundo Vittorio, a votação recorde obtida na eleição traz uma responsabilidade redobrada para dar seguimento às melhorias importantes realizadas na cidade, incluindo as 230 obras que estão em andamento, sendo parte delas executada em contrapartida com a iniciativa privada. 

Entre as principais está a construção de mais de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 20 creches, diversas avenidas sanitárias – muitas delas já entregues, além do teatro municipal. 

“Nosso objetivo é continuar com as ações realizadas até agora. A votação que me conduziu para mais um mandato – 76,34% dos votos – me deu uma responsabilidade ainda maior. Pretendemos completar essa grande transformação na saúde, temos ainda 15 unidades de saúde para entregar, além da UPA Alterosas. E, se Deus quiser, destinar o Centro Materno-Infantil, que hoje está dedicado ao combate ao coronavírus, para sua finalidade, que é a maternidade e o atendimento neonatal. Inauguramos cinco das 20 creches. Então temos ainda 15 para entregar, além de aprimorar o ensino fundamental. Tem ainda a Via do Icaivera e a finalização da Via das Indústrias, que já atraiu sete empresas de grande porte, e a construção em parceria com a iniciativa privada do aeroporto, que vai atrair várias empresas. Betim é uma cidade que daqui a alguns anos vai ser firmar como uma das importantes do país”, afirmou. 

Vittorio também destacou que seu mandato continuará pautado pela “honestidade e busca do melhor por Betim”.

Perfil 

Vittorio Medioli tem 69 anos, é casado, pai de duas filhas. É empresário e controla mais de 30 empresas, atuando em diversos ramos, como transporte, produção de energias renováveis e comunicação, além de desenvolver diversos projetos sociais. Antes de ser prefeito, Vittorio foi deputado federal por quatro vezes.