Os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município começarão a ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (29). De acordo com cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, as oito instituições serão contempladas com a CoronaVac até a próxima quarta (2).
São elas: Lar de Idosos Ilza, Asilo Antônio Pereira Gonçalves, Casa do Bem, Núcleo Assistencial Espírita Paz e Trabalho, Lar Casa dos Contos, Casa de Repouso para Terceira Idade Lírios de Paula, Lar Vicentino Divino Braga e Casa Maria Clara.
Ao todo serão imunizadas 416 pessoas, sendo 205 idosos e 211 profissionais que atuam nestes locais. Esse grupo faz parte do prioritário para receber as primeiras doses de vacina, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.
“Estamos seguindo rigorosamente os critérios e diretrizes estabelecidos no Plano Nacional de Imunização contra o coronavírus, elaborado pelo Ministério da Saúde. Como os idosos institucionalizados demandam uma atenção muito especial, devido a sua fragilidade e a presença de alta letalidade em consequência da Covid-19, este é um público prioritário para a vacinação neste momento”, explica a referência técnica em Saúde do Idoso, Cristiane Kisman.
Balanço
Desde o dia 19, quando a primeira pessoa foi vacinada em Betim, até esa quinta-feira (28), 2.850 profissionais da saúde – que também fazem parte do grupo prioritário – já foram imunizado em diversas unidades no município.
Ao longo da semana, vários profissionais da Saúde receberam a primeira dose da CoronaVac.
Um deles foi a fisioterapeuta Pollyana Amaral Zambaldi recebeu a primeira dose do imunizante na quarta (27). Ela trabalha no Centro de Reabilitação Anderson Gomes de Freitas e estava ansiosa.
“Na segunda-feira, informaram que alguns funcionários seriam vacinados, mas não disseram quem seriam. Quando eu fui comunicada que seria uma das imunizadas, até chorei de emoção. São dez meses de muita limitação, desafios, tensão e dificuldades, e a vacina é uma luz no fim do túnel. Eu preciso tocar nas pessoas, então, na minha função, não tem como fazer distanciamento com o paciente. Agora, me sinto mais tranquila com a vacina”, completou Pollyana.
Ela deverá tomar a segunda dose da CoronaVac no próximo dia 10, conforme a previsão.
Segunda remessa
Por causa do número insuficiente de doses para os mais de 19 mil profissionais cadastrados no CNES, o plano do município foi imunizar 100% dos trabalhadores dos dois Cecovids e do SAMU, além de quase 30% de trabalhadores dos outros serviços de saúde da rede pública e da rede privada.
“Na próxima segunda-feira (28), o município deverá receber a segunda remessa de vacinas, mas ainda não sabemos a quantidade que será disponibilizada”, declarou o diretor da Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta.
Procurada, a SES-MG não informou a quantidade de doses específicas que virão para Betim.
Balanço de casos
Até quinta-feira (28), de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados, desde o início da pandemia, 13.592 betinenses com a Covid-19. Desse total, 12.463 estão recuperados, e 707 casos seguem em acompanhamento médico. O município registra 392 óbitos.