Registros

Número de casamentos cai 28,9% no ano passado em Betim

É a maior redução dos últimos anos; casais tiveram que remarcar a data devido à pandemia, mas incerteza continua

Publicado em 07 de janeiro de 2021 | 20:12

 
 
normal

Estava tudo sendo preparado para que a atendente de apoio pedagógico Nayara da Rocha Silva e o almoxarife Pedro Henrique pudessem realizar um sonho: o de se casarem. A data estava marcada para setembro de 2020, mas, por causa da pandemia da Covid-19, esse sonho teve que ser adiado. 

“Já estava preparando tudo. Cheguei a dar sinal seis meses antes para algumas coisas. O fotógrafo, por exemplo, tem dois anos que está pago, o meu vestido também está quitado. Mas, por causa da pandemia, tivemos que adiar a data”, contou Nayara.

O casal remarcou, então, a celebração para fevereiro deste ano, mas como a situação da pandemia continua requerendo cautela e as festas estão proibidas, a data teve que ser adiada novamente. “Agora, vamos nos casar só no civil. Já a cerimônia religiosa, nós marcamos para dezembro. Esperamos que até lá, com a vacinação, a situação permita realizar os eventos”, completou. 

A história de Nayara e Pedro Henrique é igual a de outras milhares de pessoas que deixaram de se casar em 2020 por causa da pandemia. Com isso, o número de casamentos registrados em Betim teve a maior queda dos últimos anos: 28,9% a menos em comparação com 2019.

Os dados são do Portal de Registros Civis, que engloba dados de cartórios do país inteiro. Em 2020, foram registrados 1.579 casamentos civis em Betim, número bem abaixo do que o computado no ano anterior, quando foram 2.221 uniões registradas. A redução no número de casamentos já era sentida desde 2015, mas não na proporção registrada no ano passado. 

Expectativa
Quem também teve que adiar o casamento foi a assistente administrativo Ana Luiza Rosendo. A cerimônia dela com o educador físico Frederico Gomes estava marcada para o dia 6 junho. “Tentamos adiar para setembro, mas não teve jeito. Então, remarcamos para abril. Não tive problema com fornecedores com a nova data, mas estamos na expectativa se será possível realizar o evento”.

Entretanto, se tiver que adiar a data novamente, Ana Luiza contou que provavelmente não deverá fazer mais a festa. “As datas para este ano já estão quase todas ocupadas, e o apartamento já estava pronto e passamos a morar juntos. Então, vamos avaliar. Talvez faremos só o casamento civil”, completou.

Mercado
Quem eterniza esses momentos também foi afetado. A fotógrafa Patrícia Ugolini conta que os casamentos que estavam marcados para ela fotografar em 2020 não aconteceram. A maioria remarcou para este ano e manteve o contrato, mas ainda não há um horizonte muito claro nos próximos meses por causa da pandemia. 

“Teve um casal que preferiu se casar apenas no civil e fazer um almoço restrito, abrindo mão da festa. Mas os que foram adiados conseguiram remarcar, mas, ainda assim, com um pouco de receio, porque não sabemos como estará a situação até lá. Os casais estão esperançosos com a vacina, mas ainda não temos uma certeza de como será. E teve a questão da economia, que afetou a todos. Muitas coisas ficaram mais caras. Mas eu tenho fé de que vai mudar a situação”, concluiu.

Nascimentos e óbitos
Segundo o site de registro civil, o número de nascimentos em 2020 em Betim foi semelhante ao do ano anterior: foram 5.603 contra 5.501 em 2019. 

Já o número de óbitos aumentou de 2019 para 2020. No ano passado, foram 2.594 registros contra 2.014 do ano anterior, uma elevação de 28,7%. Uma parte desse aumento foi causado pelas mortes decorrentes da Covid-19, que somaram 310 no ano passado.