Saúde

Todas as UBSs de Betim terão farmácias até o fim do ano

Mais treze unidades passarão a ter o serviço. Ampliação facilitará o acesso de pacientes a medicamentos no município

Publicado em 14 de outubro de 2021 | 22:01

 
 
normal

Os usuários das unidades básicas de saúde (UBSs) do município que atualmente não contam com farmácias terão o serviço disponibilizado até o fim do ano. É que a prefeitura vai implantar a sala para dispensa de medicamentos em todos os 37 postos de saúde. 

O programa Farmácia ao Alcance de Todos tem como objetivo facilitar o acesso dos usuários aos medicamentos fornecidos pelo município. 

“Hoje, nós temos 37 UBSs, sendo que 24 possuem farmácias. O município vai ampliar esse serviço para outras 13, totalizando 37, ou seja, todas as unidades. É um programa que contemplará milhares de pessoas, dando mais comodidade aos usuários, facilitando o acesso deles aos remédios. Além disso, essa foi uma das demandas da Conferência Municipal de Saúde de 2017, que era retornar com o serviço das farmácias nas UBSs”, explicou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana.

A implantação do serviço seguirá um cronograma. Na primeira fase, que está sendo executada no mês de outubro, as UBSs Parque do Cedro, Trincheira, Nova Baden, Novo Amazonas, Cachoeira, Nossa Senhora de Fátima, Paulo Camilo e Celso Pedrosa passarão a contar com farmácia. “São unidades que foram inauguradas recentemente pelo município e já têm a estrutura adequada”, afirmou. 

As outras cinco unidades – Duque de Caxias, Guanabara, Cidade Verde, Colônia Santa Isabel e Universal – contarão com o serviço a partir de novembro, já que algumas delas estão em prédios antigos, e, por isso, é preciso adaptá-las. 

A implantação da farmácia é motivo de alegria para a dona de casa Maria Oliveira. “Será muito bom. Hoje, temos que ir até a UBS Bandeirinhas para pegar remédio. Com a implantação no posto do Cidade Verde, ficará bem mais fácil”, ponderou a moradora. 

Capacitação
Para implantar a farmácia nas unidades que não as possuem, o município investiu na capacitação dos profissionais. Cada unidade terá, no mínimo, um farmacêutico e dois auxiliares de farmácia para o desenvolvimento do serviço. “Foi realizado o curso de capacitação pela Escola de Saúde Pública de Betim, que finaliza neste mês, para que esses profissionais possam desempenhar um trabalho de excelência junto aos usuários das unidades básicas de saúde”, disse Viana.

A referência técnica da assistência farmacêutica de Betim, Francinely Cristina de Oliveira, afirmou que esse curso é o primeiro promovido pelo município com esse formato. “Com essa metodologia e essa carga horária, realmente é a primeira vez. Antes, os cursos eram em módulos de treinamentos, com tempo menor de formação. Agora, os profissionais têm uma base mais sólida, bem focada na atuação deles nas farmácias das unidades, como legislação, conservação e dispensação de medicamentos, abrangendo tudo o que eles terão de contato e situações no dia a dia”, explicou.

A especialista também salientou que não apenas os usuários vão ganhar com as novas farmácias, mas todo o sistema SUS. “O impacto é grande porque vai facilitar o acesso aos medicamentos, mas será mais do que isso. A gente vai ganhar na redução das filas e no tempo de espera, vai reduzir a sobrecarga de trabalho, haverá maior interação entre as equipes de atenção básica, proporcionando mais qualidade tanto para as pessoas quanto para os funcionários”, completou. 

Investimento
Um dos grandes investimentos da prefeitura foi a nova sede da Central de Abastecimento Farmacêutico e Insumos (Cafi), localizada no bairro Bandeirinhas, em um espaço de 4.000 m2, em 2018. No ano passado, foi realizada a verticalização do local, aumento a capacidade de atendimento.