Suporte

Prefeitura de Betim abre cadastro para protetores independentes de animais

Objetivo da ação da prefeitura é estimar a quantidade de pessoas que atuam em prol dos animais na cidade e, assim, priorizar a esses pets os cuidados gratuitos oferecidos na Sepa

Publicado em 26 de outubro de 2021 | 11:46

 
 
normal

Protetores independentes de animais, ou seja, aquelas pessoas que mantêm lares temporários para animais ou que cuidam de pets que ainda estão na rua, podem se cadastrar na Prefeitura de Betim, na região metropolitana, por meio da Superintendência de Proteção Animal (Sepa). O objetivo da iniciativa é estimar a quantidade de pessoas que atuam em prol dos animais na cidade e, assim, priorizar a esses pets os cuidados gratuitos oferecidos na Sepa.

"Os animais desses protetores terão prioridade no atendimento clínico e no serviço de castração na Sepa. Com o cadastro, não será necessário apresentar comprovante de endereço nem comprovar a renda em todo atendimento na superintendência. Nossa intenção é ter mais acesso aos animais de rua para castração", explicou Roberta Cabral, gestora da Sepa.

Moradora do bairro Niterói, Amanda Glaycielle, de 27 anos, é uma das protetores independentes de Betim. Atuando há cinco anos na causa animal, ela já ajudou, acolhendo de forma temporária, comprando alimentos e custeando o atendimento clínico, quase 50 cães e gatos de rua na cidade.

"Antes da criação da Sepa, eu tinha um gasto mensal de R$ 3.000, R$ 4.000. Agora, eles nos dão um suporte enorme, sobretudo ao oferecer assistência veterinária gratuita. Achei a ideia do cadastro muito boa. Com ele, tanto a Sepa quanto nós, protetores, poderemos ter uma base melhor de quantas pessoas atuam na causa animal na cidade e de quantas pets estão vivendo nas ruas da cidade", disse a protetora. 

Para se cadastrar

Os protetores que quiserem fazer o cadastro devem ir até a sede da Sepa, localizada no parque de exposições (rua do Rosário, 1.840, Angola), e apresentar documento de identidade, comprovante de endereço.

A pessoa também passará por uma entrevista e terá que assinar o "termo de protetor". "A equipe da Sepa fará a conferência da veracidade dos dados", salientou Roberta Cabral. 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3531-3660 e 3594-8132.