Saúde

Outubro Rosa: Betim realiza mutirões de consultas e de exames

Também serão feitas palestras e outras ações de conscientização. Objetivo é chamar a atenção para prevenção do câncer de mama

Publicado em 04 de outubro de 2021 | 14:42

 
 
normal

A campanha Outubro Rosa tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Em Betim, o município promoverá diversas ações com essa finalidade a fim de chamar a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce. 

As unidades básicas de saúde (UBSs), por exemplo, vão oferecer palestras e rodas de conversas com orientações para o autocuidado e estímulos a hábitos saudáveis para a prevenção de doenças. Serão promovidos, também, mutirões de consultas, com realização de exames clínicos da mama, solicitação de exames de mamografia e coleta de material para exame de Papanicolau. 

Entre terça (5 e quinta (7), a equipe do Projeto Saúde Betim, da Diretoria de Vigilância em Saúde, em parceria com a instituição de ensino Genoma, vai promover ações no hall do Centro Administrativo da prefeitura, com orientações sobre a prevenção do câncer de mama, como a autopalpação e a identificação dos nódulos. Haverá ainda a distribuição do laço rosa, símbolo do movimento Outubro Rosa. (CLIQUE AQUI e acesse a programação das ações do Outubro Rosa nas UBSs). 

Em parceria com a Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA), serão ofertados exames de mamografia e ultrassonografia às usuárias do SUS Betim que já iniciaram a avaliação diagnóstica. A demanda e a marcação dos exames serão reguladas pela Sala Rosa do Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga. Inaugurada em 2017, a Sala Rosa tem o objetivo de humanizar o atendimento às mulheres com diagnóstico positivo para o câncer de mama ou que estão sendo avaliadas sobre possíveis  anormalidades na mama, fornecendo apoio multiprofissional, orientações e esclarecimento de dúvidas.

"Estar em dia com os exames preventivos, manter hábitos de vida saudáveis e o autocuidado, como a prática de autopalpação das mamas, são medidas simples que podem ser adotadas pelas mulheres para a detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero. A autopalpação das mamas deve ser realizada sempre que a mulher se sentir confortável para tal. Ela permite à mulher conhecer seu corpo e a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Além disso, buscar atendimento para esclarecimento de um profissional de saúde sempre que houver dúvida em relação aos achados é fundamental para a prevenção da doença", destacou a referência técnica para a saúde da mulher Elizângela Souza.
 
Prevenção

A detecção precoce do câncer possibilita o começo do tratamento nas fases iniciais da doença, quando o índice de cura é maior. Além disso, em estágios iniciais o tratamento pode ser menos agressivo para a mulher. O exame de rastreamento para o câncer de mama está indicado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Já o rastreamento do câncer de colo do útero é indicado dos 25 até os 64 anos.
 
Outra medida importante para prevenção do câncer de colo do útero é a vacinação contra o HPV. A vacina é indicada para meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. O esquema vacinal é de 2 doses com intervalos de 6 meses. As mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, com até 45 anos de idade, também podem receber a vacina.
 
Para dar agilidade ao início do tratamento dos cânceres, a Prefeitura de Betim efetivou a contratação da linha de cuidado oncológico, por meio do Hospital Evangélico. Além disso, os profissionais da secretaria buscam continuamente sensibilizar, capacitar e atualizar toda a rede de saúde para o atendimento qualificado às usuárias do SUS Betim.