Sustentabilidade

Em um mês, Estação Circular coleta uma tonelada de embalagens

Projeto recolhe materiais de plástico e alumínio em Betim, converte em uma pontuação e, depois, são trocados por produtos da loja, duráveis e 100% recicláveis

Publicado em 07 de outubro de 2021 | 16:51

 
 
normal

A Estação Circular completou seu primeiro mês em Betim, na região metropolitana de BH, com motivos de sobra para comemorar. Em 27 dias de funcionamento, o projeto já recolheu uma tonelada de embalagens de plástico e alumínio, dando o destino correto e sustentável a esses materiais.

O empreendedor Davi Iankous, que é fundador da Plaspop e idealizador do projeto,  pontua que o número é expressivo, mas ele acredita que, com a conscientização e o apoio da população, é possível fazer mais. "Para algumas pessoas, pode parecer uma atitude pequena demais o fato de separar e destinar de forma correta as embalagens, mas a verdade é que esse é um grande passo para que possamos reconstruir nossas ideias, mudar alguns hábitos e reduzir a produção de lixo no mundo, fazendo parte dessa transformação", ressaltou.

A iniciativa funciona da seguinte forma: as pessoas se cadastram no site do projeto. Depois, elas levam até a loja da Estação Circular materiais plásticos pós-consumo, como tampinhas, pets, frascos, potes, galões, embalagens flexíveis e outros. É importante que tudo esteja devidamente higienizado, para não comprometer a qualidade da reciclagem. 

Na loja, esse material é pesado, e o montante é convertido em uma pontuação. Esses pontos vão sendo acumulados e, depois, são trocados por produtos da loja, duráveis e 100% recicláveis, como vaso de planta, protetor de tomadas e outros itens. 

Quem tiver interesse em conhecer e participar da iniciativa pode fazer uma visita à estação, que fica no saguão do supermercado Superluna, na avenida Marco Túlio Issac, no bairro Jardim da Cidade.