Movimento tranquilo

Dia de Finados: cemitérios de Betim devem receber 6.000 pessoas neste feriado

Em função da pandemia, a visitação nestes espaços está sendo controlada e tendo que seguir regras de biossegurança contra a Covid

Publicado em 02 de novembro de 2021 | 14:52

 
 
normal

O Dia de Finados, desta terça-feira (2), está sendo de movimentação tranquila nos cemitérios de Betim. Até as 14h desta terça (2), quase 4.100 pessoas passaram pelos quatro cemitérios municipais - Parque Jardim da Cachoeira, Parque Retiro da Saudade, Nossa Senhora do Carmo e Reino das Rosas. Mas a previsão é que 6.000 percorram os espaços até as 16h, quando se encerra o horário permitido de visitação.

"O movimento está sendo tranquilo, com todas as pessoas seguindo as normas de biossegurança. Mas, na minha percepção, senti que, neste ano, as pessoas estão mais sensíveis, mais silenciosas. Aumentou o número de famílias que vieram visitar parentes que morreram por causa da Covid", avaliou Márcio Aurélio Martins, gerente dos cemitérios municipais de Betim.

Segurando rosas nas mãos, Ilma de Fátima Rosa, de 66 anos, visitou pela primeira vez, desde o início da pandemia, o túmulo da família no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, localizado na região Central da cidade. Segundo a moradora, apesar de ela ter o hábito de visitar seus entes, todos os anos, no Dia de Finados, essa tradição foi quebrada, em 2020, em função da pandemia. 

"E falhei, no ano passado, por causa da pandemia. mas é um costume que tenho, de todos os anos prestar esta homenagem aos meus entes queridos. Vim hoje (nesta terça, dia 2) trazer flores e fazer umas preces pelos meus", contou Ilma. 

Regras sanitárias

A visitação aos cemitérios de Betim, nesta terça (2), está sendo controlada e tendo que seguir regras de biossegurança contra a Covid-19. O horário de visitação autorizado pela prefeitura é das 8h às 16h, e os visitantes têm que ficar atentos ao limite máximo de pessoas.