Cultura

Orquestra Jovem Ramacrisna inaugura novo espaço com cantata de Natal

Evento será nesta terça-feira (30) e contará com participação do Trio Amaranto. Local servirá para realização de aulas e de apresentações

Publicado em 29 de novembro de 2021 | 14:59

 
 
normal

A Orquestra Jovem Ramacrisna vai ganhar um novo espaço, com 500 metros quadrados de área construída, para aulas de música e ensaios gerais. A Casa da Orquestra fica na sede do Instituto Ramacrisna (Rua Mestre Ramacrisna, 379), em Betim, e será inaugurada no dia 30/11, às 14h, com uma Cantata de Natal que terá a participação do Trio Amaranto.

O novo espaço conta com quatro salas separadas por naipes (cordas, madeiras, metais e percussão) e teoria musical, além de varanda e um jardim cercado de área verde. Há também um salão para pequenas apresentações e ensaios coletivos, com grandes janelas e ótima ventilação.

Até então, os ensaios eram realizados nos jardins do Instituto e na área aberta em frente às salas onde eram guardados os instrumentos. “Agora, com a Casa da Orquestra, será possível ampliar o projeto, oferecendo um espaço lindo e com mais conforto para os nossos alunos”, destacou a vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro.

O maestro Eliseu Martins de Barros comanda o projeto desde 2014. Bacharel em Violino pela UFMG e pós-graduado em Neurociência e Psicanálise Aplicada à Educação, atua com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Skank e Paula Fernandes.  Para ele, o novo local de ensaios é maravilhoso em vários aspectos: “Primeiro porque é um casarão que nos remete à família, um ambiente familiar. Não é como nos prédios, que têm elevador e tal. A casa é acolhedora. E outro benefício é a localização: o casarão é no meio da mata. Por isso, temos muito verde em volta, o que traz tranquilidade, abaixa as tensões, a ansiedade e o estresse”, destaca o regente.

Criada em 2005, a Orquestra Jovem Ramacrisna conta hoje com 40 músicos. O projeto atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da comunidade de Vianópolis, em Betim, com idades entre 10 e 24 anos.