Saúde

Novembro Azul: Betim intensifica ações para prevenção do câncer de próstata

Campanha visa chamar a atenção dos homens. Município terá programação voltada para promoção da saúde e realização de exames

Publicado em 03 de novembro de 2021 | 17:37

 
 
normal

Para chamar a atenção dos homens e de toda a sociedade para a prevenção do câncer de próstata, diversas ações serão realizadas neste mês em Betim dentro da programação da campanha Novembro Azul. O município proverá ações de prevenção e prevenção à saúde do homem.

Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, foram confirmados 21 óbitos pela doença no município, contra 14 no mesmo período dos anos de 2019 e 2020, um aumento de 33%. 

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as atividades terão como ênfase a promoção da saúde. Serão realizadas ações educativas com abordagem de temas como câncer de próstata, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B/C, consultas médicas e de enfermagem, solicitação de exames quando indicado, dentre outras. A programação completa está disponível abaixo.

Em parceria com a Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA), serão ofertados 200 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que serão agendados de acordo com as demandas das UBSs.

Outra iniciativa será realizada com funcionários do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp), entre os dias 16 e 19 de novembro. Serão promovidas ações voltadas para os cuidados com a saúde, além de atividades educativas, meditação, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B/C, aferição de pressão arterial e glicemia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nas UBSs é possível esclarecer as dúvidas sobre a doença, reconhecer os sinais de alerta e receber encaminhamento para a realização de exames de rastreamento quando houver indicação clínica.
Manter um estilo de vida saudável é uma das formas de prevenção, não só do câncer de próstata como de outras doenças.

Segundo a Referência Técnica das Doenças Crônicas do SUS Betim, Cristiano Abreu, "estimular as pessoas a adotar hábitos de vida saudáveis, como prática de exercícios físicos, sexo seguro, cuidados com a saúde mental, dentre outros, pode diminuir consideravelmente o número doenças que afetam todos os ciclos da vida".