Saúde

Cecovid 5 é o novo local para atender pacientes com Covid em Betim

Unidade, que tem 26 leitos de UTI e já está em funcionamento, substitui o Cecovid 4, que estava no prédio do Centro Materno-Infantil

Publicado em 27 de dezembro de 2021 | 17:16

 
 
normal

Entrou em funcionamento nesta segunda (27) o Cecovid 5, novo local para atender pacientes com Covid-19 em Betim, na região metropolitano. O espaço fica no Hospital Regional e foi inaugurado porque o Cecovid 4 foi fechado, pois ele funcionava no prédio construído para ser o Centro Materno-Infantil, mas foi adaptado para ser unidade para tratar Covid no início da pandemia.

Os pacientes que estavam no antigo local já foram transferidos para o novo, que contém toda estrutura necessária para realizar atendimento de pessoas de Betim e também da microrregião. 

"Começou oficialmente a funcionar hoje (segunda) o Cecovid 5, que já está recebendo os pacientes com a doença. Os que estavam no Cecovid 4 foram transferidos conforme planejamento, sem nenhuma intercorrência. Entendemos que conseguimos virar mais uma das páginas do enfrentamento à Covid. São 26 leitos de UTI, sendo oito de isolamento em uma área específica e mais dois leitos individuais para isolamento também", disse o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana. 

Há ainda outros cinco leitos para a realização de hemodiálise, além de toda a unidade ser climatizada. "São equipamentos modernos, de última geração e uma equipe qualificada para dar continuidade aos atendimentos no município", completou. 

O Cecovid 5 foi instalado no antigo salão de hemodiálise do HPRB, cujo serviço foi transferido para o antigo Betim Shopping. O local passou por uma reforma e foi todo adequado para receber os leitos de UTI, como a troca e ampliação da tubulação de gases medicinais, da parte elétrica e hidráulica, instalação de ar condicionado, reforma e adequação dos banheiros.

O Cecovid 4 foi aberto em 2020 em uma das ações de combate ao coronavírus e foi um dos primeiros hospitais em Minas. A unidade funcionava no prédio do Centro Materno-Infantil, que foi adaptado para ser um local específico para atendimento de pacientes com Covid, com capacidade para 170 leitos de UTI, sendo um dos maiores do país. No pico da pandemia, 130 vagas de terapia intensivas estavam ativas. 

Com o avanço da vacinação e a queda do número de casos e de óbitos, o Cecovid 4 foi desativado o prédio ser destinado à sua finalidade, que é abrigar o Centro Materno-Infantil, que será inaugurado nesta quarta (29)