Imunização

Idosos com 90 anos ou mais precisam agendar vacinação contra a Covid em Betim

Profissionais das UBSs vão entrar em contato com moradores para marcar dia e hora da vacinação

Publicado em 11 de fevereiro de 2021 | 22:23

 
 
normal

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) enviou para Betim o terceiro lote de doses do imunizante Coronavac, produzida pelo instituto Butantan, de São Paulo. Com isso, o município iniciará a vacinação contra a Covid-19 em idosos que têm 90 anos ou mais que moram na cidade a partir da próxima segunda (15), seguindo diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação do imunizante nesse grupo será feita somente por agendamento pela própria unidade básica de saúde (UBS) que é referência do morador. A SES-MG enviou para Betim 1.160 doses para esse público, mas a estimativa do município é que haja cerca de 1.240 idosos residentes em Betim com 90 anos ou mais. 

O objetivo, segundo a diretora operacional da pasta, Tânia Resende, é evitar aglomerações e perda de vacina. “Cada frasco encaminhado para as UBSs contém dez doses de vacina, que, após aberto, deverá ser aplicado em até oito horas. Por isso, é preciso que haja uma previsão de aplicação das doses para não haver desperdício. Assim, vamos iniciar a vacinação para idosos que têm 90 anos ou mais na segunda (15), e a aplicação será feita somente com agendamento. A própria UBS onde o idoso estiver cadastrado vai entrar em contato com o morador e marcar o dia e horário”, explicou Tânia.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas não procurem ainda as UBSs, aguardando o contato dos profissionais. No caso do idoso que não esteja cadastrado, ele pode entrar em contato com a UBS. Nos casos de atendimentos realizados em domicílio, como de pessoas dessa faixa etária que são acamadas, os agentes comunitários de saúde acompanharão os profissionais que farão a vacinação.

“Pedimos que as pessoas não busquem idosos de outros municípios para virem vacinar em Betim, pois as doses disponibilizadas já são contadas e serão aplicadas de acordo com a listagem dos cadastros das UBSs. Infelizmente, ainda não há vacinas para todos os grupos, e está sendo feito a prioridade dentre dos prioritários”, disse Tânia. 

Saúde 
O terceiro lote de vacinas enviado pela SES-MG é para imunizar 1.860 pessoas, sendo que cada uma tem que receber duas aplicações. A expectativa é que, desse novo lote, além dos idosos com 90 anos ou mais, cerca de novos 700 trabalhadores da Saúde também sejam imunizados a partir da próxima semana. 

Até a terça (9), tinham sido aplicadas 7.102 doses da vacina contra a Covid-19 em Betim em trabalhadores da Saúde e em idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência. 

“A atualização do número de doses aplicadas está sendo feita gradativamente, conforme as pessoas vacinadas forem sendo cadastradas no sistema. Dessa forma, pode haver uma diferença de informação entre as doses distribuídas e as aplicadas”, informou a prefeitura.

Balanço 
Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta (11), mostra que Betim já confirmou 17.175 casos de Covid-19. Desse total, 16.267 estão recuperados da doença. 

O município ainda tem 429 pessoas em acompanhamento médico, e 48 que testaram positivo para o coronavírus estão internados em unidades da rede SUS. Até o momento, 431 residentes de Betim já morreram em decorrência da Covid-19. 

“Pode haver diferença entre os números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, em razão da instabilidade do sistema SUS Notifica, do processo de avaliação, que é dinâmico, e do horário diário de fechamento dos dados”, informou a prefeitura, em nota.

Em relação aos leitos da rede SUS do município, a taxa de ocupação referente aos de terapia intensiva (UTI) está em 59%. Já os leitos de enfermaria está com 34% de ocupação, segundo a prefeitura.