Empreendedores

Mais de 9.000 empresas foram abertas em 2020 na cidade

Número é 17% maior que o registrado em 2019 em Betim, sendo a maioria, MEI; dados são do balanço do Ministério da Economia

Publicado em 04 de fevereiro de 2021 | 21:49

 
 
normal

Mesmo em meio à pandemia, o ano de 2020 registrou um aumento de 17,6% no número de aberturas de empresas em Betim em comparação com 2019. Os dados foram divulgados na terça (2) pelo Ministério da Economia. No ano passado, foram 9.037 empresas abertas no município, sendo 8.866 matrizes e 171 filiais, segundo o estudo Painel do Mapa das Empresas. Em 2019, foram 7.672 (17,6% a menos). No Brasil, o número de novas empresas abertas em 2020 superou em 6% o ano anterior. 

Não foram apenas grandes empresas que se implantaram em Betim. A grande maioria da natureza jurídica dos novos CNPJs é formada por microempreendedores individuais (MEIs), que, por causa das dificuldades impostas pela pandemia em relação a empregos, buscaram uma nova forma de se manterem. Foram 8.819 novos MEIs no ano passado. As empresas de pequeno porte somam 106 aberturas. 

Danielle Duarte Pereira mudou o caminho de seu negócio em dezembro de 2020. Até então, ela atuava como MEI e passou a ser simples. Com isso, ela abriu sua loja física para vender semi-jóias de uma marca exclusiva. 
“Eu atuava como consultora na rua e, no ano passado, passei a ter uma loja. É uma nova fase do negócio. Ainda não tenho funcionários, mas estou na expectativa de poder contratar com o avanço da loja”, afirmou. 

Ramo de atividade
Os novos empreendedores que decidiram iniciar o negócio em Betim no passado, o ramo de cabeleireiro/ manicure / pedicure somou o maior número de CNPJs: foram 473 novos negócios.

O comércio varejista de artigos e acessórios teve 444 novas atividades, seguido pelo setor de obras, com 269. Promoção de vendas somou 234 novas empresas, e o ramo de fornecimento de alimentos para entrega domiciliar teve 180 novos negócios. 

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Bambirra, o município tem incentivado a vinda de novas empresas, além de oferecer suporte para os empreendedores, independente do tamanho do negócio. “Além do município ter desburocratizado a instalação de empresas, temos a Sala Mineira do Empreendedor uma parceria com a associação de contadores e com a OAB que oferece consultoria jurídica e contábil a quem necessitar, e de maneira gratuita. Isso é importante para que os MEIs e os pequenos e médios empresários possam se estruturar, transformando o trabalho deles e possibilitando mais organização e expansão dos negócios”, destacou. 

Quem precisar de consultoria na Sala Mineira do Empreendedor pode ligar para o número (31) 3512-3155 para mais informações. 


Distrito industrial é regularizado
O prefeito Vittorio Medioli (PSD) assinou, na terça (2), o documento que regulariza o loteamento do Distrito Industrial do Bandeirinhas. 

Ao todo, 68 lotes foram viabilizados por meio da documentação, o que possibilitará a instalação de mais de 65 novas empresas, de diversos ramos de atividade. 

O espaço, que possui área total de cerca de 700 mil metros quadrados, vai receber empresas de setores variados. Com isso, a expectativa é a geração de milhares de empregos diretos e indiretos no município. 

Com a assinatura do prefeito, o documento segue para registro em cartório. Desse modo, as empresas podem também registrar suas propriedades e começar a licenciar suas atividades. 

Além dos 68 lotes, o Distrito Industrial do Bandeirinhas conta ainda com extensa área verde, espaço para instalação de equipamento público e sistema viário.