Parceria

Prefeitura e IFMG querem expandir unidade em Betim

Município informou que elaborará projeto e vai buscar recursos para ampliar campus com o objetivo de ampliar em mais 1.200 as vagas na unidade

Publicado em 11 de março de 2021 | 21:19

 
 
normal

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Betim e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), que fica na cidade, quer ampliar em 1.200 o número de vagas para estudantes do município e região nas áreas de educação básica para realizarem cursos profissionalizantes e de nível superior. 

Durante encontro, ocorrido na terça (9), o prefeito Vittorio Medioli, o diretor-geral do IFMG Betim, Welinton La Fontaine, a diretora de ensino do instituto, Jaqueline Moura, e o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) de Betim, Antônio Carlos Rocha, foi acordado que o município dará início à elaboração de um projeto de expansão do campus, que, hoje, funciona no São Caetano e atende 880 alunos. 

A proposta, que deve ser finalizada nos próximos 30 dias, prevê a criação de mais 30 salas de aula e um novo centro de laboratórios para a unidade. Atualmente, o instituto federal oferece mais de 60 cursos, divididos entre as modalidades de formação inicial e continuada, ensino técnico, ensino superior e pós-graduação lato sensu.

Segundo Fontaine, desde que a entidade começou a funcionar em Betim, em 2011, até hoje, 815 estudantes concluíram cursos técnicos e superiores na instituição. Contudo, conforme ele, o eixo tecnológico em que a instituição atua permanece com uma carência de profissionais capacitados.

“Hoje, ofertamos mão de obra para diversas empresas de Betim e região, mas essa demanda vai aumentar, sobretudo diante da abertura e da ampliação dos distritos industriais que vêm ocorrendo na cidade. Podemos ofertar à população mais e novos cursos, no entanto, hoje, estamos engessados por falta de espaço. Na reunião, a prefeitura se mostrou empenhada em ajudar a instituição, o que vai trazer benefícios enormes para população como um todo”, afirmou. 

Para o superintendente da Seter, Antônio Carlos, “a iniciativa incentivará a qualificação profissional dos betinenses, dando mais oportunidades de inserção da população no mercado de trabalho”, disse.

Investimentos

Mesmo em meio à crise do país acentuada pela pandemia, Betim teve crescimento econômico em 2020, com 9.037 empresas abertas no ano passado.

Uma das ações que contribuiu para esse saldo positivo foi a expansão do Distrito Industrial do Bandeirinhas, além da criação do distrito da BR–262, que tem a parceria dos empreendedores da Via das Indústrias.

Capacitações

Cursos oferecidos hoje: técnico integrado em automação industrial, em mecânica e em química; superior em engenharia mecânica e engenharia de controle e automação.

Cursos a serem ofertados com a expansão: cursos de formadores e de formação inicial e continuada (FIC), como desenho e impressão 3D; introdução à programação web; desenvolvimento de aplicativos; integração inteligente de sistemas de produção; manufatura aditiva aplicada; entre outros.