Geração de emprego

Betim cria 1.035 empregos em janeiro, segundo dados divulgados pelo Caged

Foi o oitavo mês seguido de resultado positivo na criação de postos de trabalho, além disso, o saldo ficou 135% maior em comparação com janeiro de 2020

Publicado em 18 de março de 2021 | 23:05

 
 
normal

Betim iniciou 2021 com resultado bem positivo na geração de empregos formais. Em janeiro, o saldo foi de 1.035 novas vagas, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foi o oitavo mês seguido de resultado positivo na criação de postos de trabalho. Além disso, o saldo ficou 135% maior em comparação com janeiro de 2020, quando foram 440. 

A indústria, com 623 vagas, apresentou o melhor saldo no primeiro mês deste ano. Em seguida, aparecem o setor de serviços, com 187, e o comércio, com 178 postos de trabalho, que completam o ranking. 

Segundo a Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), somente este ano, 84 novas empresas fizeram pré-seleção na Seter. Elas se juntaram às outras 300 que já tinham realizado a ação até o ano passado. 

“É importante destacar o empenho do município de oferecer um espaço adequado para que as empresas façam a pré-seleção. E elas têm procurado a superintendência e visto que o resultado é bom, pois é gratuito esse processo. O que antes elas pagavam para agências, hoje as empresas realizam de forma gratuita na Seter. E tivemos, somente este ano, 84 novas empresas que vieram ofertar vagas por meio da Seter”, destacou o superintendente Antônio Carlos de Matos.

Perfil
Das 3.994 admissões registradas em janeiro deste ano, 1.204 delas foram de pessoas que têm entre 30 e 39 anos. A segunda faixa etária com mais contratações foi a de 18 a 24 anos, com 990 trabalhadores admitidos, seguida por pessoas entre 40 e 49 anos, com 764 contratações. 

Sobre o grau de inscrição, a maioria dos contratados (67%) possui ensino médio completo. Já 9,5% têm ensino superior. 

A prefeitura afirma que tem trabalho para incentivar a vinda de novos empreendimentos, investindo em infraestrutura, desburocratização dos processos e logística. 

Nos últimos seis meses, grandes empresas nacionais e estrangeiras se instalaram em Betim, como a Amazon, a B2W, Super Globo e MadeiraMadeira, entre outras. O município também está revitalizando o Distrito Industrial (DI) do Paulo Camilo, além de expandir o DI do Bandeirinhas, que terá 65 novas empresas.