Transição

Prefeitura de Betim anuncia a troca de gestão em sete secretarias

Entre as mudanças, está a da pasta de Finanças e Planejamento terá à frente o gestor financeiro Gilberto da Costa

Publicado em 19 de março de 2021 | 00:20

 
 
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A Prefeitura de Betim anunciou, nessa quinta-feira (18), mudanças em sete secretarias municipais. Essa é a segunda alteração feita pelo prefeito Vittorio Medioli (PSD) neste ano. No início do mês, ele já havia substituído gestores de uma secretaria, três superintendências e três administrações regionais.

Segundo a vice-prefeita, Cleusa Lara, a mudança feita agora no secretariado é mais “um remanejamento de pessoas que já atuam e desenvolvem um bom trabalho na administração municipal. Tanto que das sete alterações, apenas duas pastas serão ocupadas por pessoas que não faziam parte até agora do governo municipal”. 

Na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a advogada Fabiane Quintela deixa a pasta para assumir a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), coordenada, até então, por Cristiane Sousa.

A entidade ainda tem a primeira-dama Laura Medioli como presidente de honra. Com isso, quem passa a gerir a Semas é a atual vice-prefeita, Cleusa Lara, que acumulará os cargos, mas receberá somente a remuneração por apenas um deles.

Gilmar Lembi Mascarenhas deixa a Secretaria de Finanças, Planejamento e Gestão e assume a Diretoria de Transporte e Trânsito/Ecos, conhecida como Transbetim. Em seu lugar quem passa a ocupar a pasta de Finanças do município é Gilberto Alves da Costa, então diretor executivo-financeiro da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos), autarquia subordinada à prefeitura.

Engenheiro mecânico e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Costa acumula uma experiência de 33 anos nas áreas de planejamento e finanças, além de auditoria interna, gestão de riscos e compliance. Ele também atuou em empresas dos setores financeiro, de mineração e público.

“É um privilegio assumir o financeiro do quinto município mais importante do Estado. Minha experiência de quatro anos na Ecos é um espelho da secretaria que assumo agora. Estou pronto para esse desafio e todo meu esforço agora passa a ser para atender às expectativas do governo e contribuir para o bom funcionamento do município”, destacou Costa.

Além dessas mudanças, a advogada e mestre em Direito Público, Michelle Abras Taveira Abras deixa a secretaria adjunta de Corregedoria e assume a secretaria de Auditoria e Controle Interno, pasta que, atualmente, tem à frente Robspierre Miconi. Já o advogado passa a ocupar a secretaria adjunta da Fazenda, cargo que, no momento, estava vago na administração.

No lugar de Michelle, quem assume é o chefe do Estado-Maior da Terceira Região da Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Sandro Mansoldo. Com a formação acadêmica em Segurança Pública e Comunicação Estratégica, ele recebeu com alegria o convite para integrar a gestão do prefeito Vittorio Medioli.

“Esse é um cargo de relevância, que defende valores, de ética profissional, da imagem da prefeitura e dos seus funcionários mais zelosos com a coisa pública. Para o exercício desse novo desafio profissional, me sinto capacitado. Foram mais de 28 anos atuando na Polícia Militar, onde fui educado a respeitar valores e normas institucionais. Também me tornei um apaixonado pela cidade”.

Mudanças anteriores

No início deste mês, a prefeitura já havia feito alterações em algumas pastas do seu secretariado. 
A principal mudança na e´poca foi na de Esportes, que até então era ocupada pela gestora Andréa Avelar e foi entregue ao ex-vereador Carlos Renato Muniz, o Ti-Rei. Na ocasião, três superintendências e três administrações regionais passaram a ter novos gestores.