Controle

Prefeitura de Betim e PM intensificam fiscalização na Várzea das Flores

Agentes de fiscalização do município e policiais militares vão impedir a entrada, a permanência, a pesca e a navegação na represa

Publicado em 26 de março de 2021 | 17:24

 
 
normal

Para garantir o cumprimento do decreto municipal vigente de adesão à Onda Roxa, do governo de Minas, e impedir possíveis aglomerações de pessoas, a Prefeitura de Betim, na região metropolitana, realizará, em conjunto com a Polícia Militar, uma fiscalização intensiva na represa Várzea das Flores. A ação ocorrerá neste fim de semana.

O sub-comandante da Guarda Municipal de Betim, Weslei de Almeida, explicou que além do patrulhamento preventivo, que já ocorre em todas as regionais da cidade, a ação conjunta vai intensificar o controle do acesso de pessoas na região da represa. "A Várzea das Flores é um tradicional ponto da cidade conhecido por receber a visita de muitas pessoas, principalmente aos fins de semana. Nosso objetivo é garantir o cumprimento do decreto, contribuindo com a prevenção dos contágios do vírus em nossa cidade", disse.

Somente no último domingo (21), mais de 60 pessoas foram encontradas na orla da represa com roupas de banho e fazendo o consumo de alimentos e bebidas alcoólicas. Durante a ação, todas as pessoas foram retiradas do local e orientadas sobre as novas regras do decreto pelos agentes da Guarda Municipal, da Vigilância em Saúde e da Secretaria Adjunta de Segurança Pública.

O diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta, reforçou que as equipes também irão conferir se existem irregularidades nos estabelecimentos localizados no entorno da represa. "Na ação, vamos cobrar o cumprimento das normas de biossegurança para prevenção e combate da Covid-19", frisou.

A operação integrada prevê atuação intensiva na orla e em toda a região. Estarão empenhadas nas ações as equipes do 33° Batalhão da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Vigilância em Saúde e da Secretaria Adjunta de Segurança Pública.

Fiscalização ao comércio

Em Betim, apenas o comércio considerado essencial pelo decreto municipal de prevenção ao contágio e enfrentamento da pandemia de Covid-19, vigente até o dia 5 de abril, está autorizado a funcionar.

Por isso, para garantir que os estabelecimentos permitidos abram cumprindo todos os protocolos de biossegurança, equipes da Vigilância Sanitária de Betim, realizaram, nesta sexta-feira (26), 13 inspeções em supermercados, açougues e padarias. O objetivo, conforme a prefeitura, é prevenir a disseminação da Covid-19, com foco também na saúde dos funcionários desses estabelecimentos.

Durante as vistorias, foram aplicados dois autos de infração por descumprimentos de normas, como descontrole do número de clientes no interior do espaço, falta de higienização dos equipamentos de uso compartilhado, ausência de termômetro para aferição da temperatura dos clientes, permanência de pessoas sem máscara nos locais e falta de distanciamento adequado entre pessoas nas filas.

As fiscalizações ocorreram na região do Citrolândia, passando pelos bairros Alto Boa Vista, São Marcos, Colônia Santa Isabel e Paquetá.