Pandemia

Prefeitura de Betim prorroga medidas restritivas de combate da Covid até o dia 5

Com isso, continua podendo funcionar somente o comércio essencial, sendo proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas, além de suspensos os cultos religiosos

Publicado em 26 de março de 2021 | 16:54

 
 
normal

Dois dias depois de o governo de Minas anunciar a prorrogação da Onda Roxa do Minas Consciente, até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa, a Prefeitura de Betim, na região metropolitana, informou que, assim como o Estado, também vai estender, só que até o dia 5 de abril, o prazo de vigência do Decreto nº 42.602, que restringe o funcionamento dos serviços não essenciais na cidade. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, será publicada na edição deste sábado (27), do “Órgão Oficial do Município”.

Em pronunciamento feito, na última quinta-feira (25), em suas redes sociais, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, alertou sobre a situação crítica da doença em todo o país.  “No Brasil, chegamos a mais 3.200 mortes em 24 horas. Estamos na pior fase desta pandemia, devido a esta cepa que se desenvolveu, e que é muito agressiva e letal. As vacinas estão chegando, mas não podemos festejar, temos que ficar em casa”, pediu o prefeito à população. 

Pelo decreto municipal, somente é permitido o funcionamento em Betim de atividades como supermercados, açougues, farmácias, postos de combustíveis, indústrias, entre outros. Também continua proibida a realização de cultos religiosos, sendo autorizada apenas a abertura das igrejas e de templos religiosos para visitação dos fiéis.

A determinação municipal, que segue as normas sanitários do governo do Estado, estabelece ainda a proibição da realização de eventos e até de reuniões familiares. Academias também ficam fechadas. O decreto municipal proíbe ainda a venda e o consumo de bebida alcóolica nas ruas. No entanto, o toque de recolher das 20h às 5h da madrugada, previsto no programa Minas Consciente, continua não sendo realizado em Betim.

Em comunicado divulgado, nesta sexta (26), a prefeitura salientou que, mesmo os serviços autorizados a funcionar, devem garantir o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, como a exigência do uso de máscara, o distanciamento adequado entre pessoas e disponibilidade de álcool nos estabelecimentos.

Balanço

Último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que, na cidade, o número de casos confirmados da Covid-19, até sexta-feira (26), chega a 20.191, sendo que 18.727 pessoas se recuperaram da doença. 

Até sexta (26), 96.712 notificações do novo coronavírus foram registradas no município, com 31.719 casos descartados e 779 em acompanhamento. O número de óbitos por causa da doença era de 601 e de internados no SUS residentes de Betim, 84.