Vacinação

Cinco unidades de saúde de Betim abrem no feriado para vacinar idosos

Imunização de pessoas entre 68 e 72 anos começou nesta semana. UBSs Alcides Brás, Angola, Bueno Franco, Homero Gil e Vila Cristina funcionarão na sexta (2) e sábado (3)

Publicado em 31 de março de 2021 | 22:14

 
 
normal

Com a chegada de 12.170 doses da vacina Coronavac enviadas pelo governo do Estado, Betim avançou nesta semana na imunização dos idosos contra a Covid-19, atingindo a faixa etária de 68 a 72 anos.

Nesta nova fase, estão sendo vacinadas cerca de 10.909 pessoas com essa idade. A aplicação do imunizante começou na última terça (30) e vai até este sábado (3) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 7h às 18h, seguindo todas as medidas de biossegurança.
A prefeitura fez um cronograma, estabelecendo cada dia da semana para a vacinação de uma determinada faixa etária. 

As cinco maiores unidades básicas de saúde – Alcides Braz, Angola, Bueno Franco, Homero Gil e Vila Cristina –, que possuem um maior número de idosos em sua área de abrangência, adotaram uma escala diferenciada e funcionarão, inclusive, na Sexta-feira da Paixão (2) e no sábado (3). 

Na últimas terça e quarta, vacinaram pessoas com 72 e 71 anos, respectivamente. Já nesta quinta (1º), será a vez dos idosos com 70 anos; na sexta (2), dos que têm 69 anos; e no sábado (3), recebem a dose aqueles que têm 68 anos.

“Essas UBSs são as que contemplam maior número de pessoas. Então, para não haver aglomerações, dividimos a aplicação das doses por dia, conforme a idade. É importante ressaltar que as pessoas não precisam fazer uma corrida, e que devem adotar as medidas de prevenção, como uso de máscara, de álcool em gel e distanciamento. Inclusive, esses postos de saúde vão abrir no feriado de sexta, além do sábado”, explicou o secretário adjunto de Gestão da Saúde, Augusto Viana. 

Já as demais 31 UBSs da cidade, que possuem menor número de idosos em suas áreas, estão fazendo a aplicação até essa quinta (1º), quando receberão as doses pessoas com idade entre 69 e 68 anos. 

“Aqueles idosos que têm dificuldade de locomoção e que são acamados serão imunizados em domicílio, conforme agendamento dos profissionais das UBSs”, completou Viana. 

Documentos
A prefeitura ressaltou que para se vacinar, os idosos devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referência, portando um documento de identidade e um comprovante de endereço. Além disso, de acordo com o município, os idosos devem usar máscara e podem estar acompanhados apenas de uma pessoa. “Aqueles que não conseguirem se vacinar no dia determinado, poderão procurar a sua UBS de referência posteriormente para receber a imunização”, informou o município em nota.

Quem ficou feliz com a primeira dose da vacina foi a aposentada Amélia Moreira Jardim, 72, que recebeu a primeira dose da Coronavac no posto Alcides Brás. “A vacinação foi muito rápida e com muita segurança. A vacina é muito importante, pois só com ela poderemos voltar a ter uma vida mais normal. Mas vou continuar mantendo os cuidados necessários”, afirmou. 

A dona de casa Maria Aparecida de Oliveira, 72, também recebeu a vacina. “Fiquei muito feliz. Dá mais segurança para a gente, apesar de ainda termos que continuar com as medidas de prevenção. Que a vacina chegue a todos o mais rápido possível”, declarou.