Vítima da Covid-19

Corpo do ex-deputado Ivair Nogueira é sepultado em Betim

Por não ser permitida a realização de velório, em decorrência da Covid-19, familiares e amigos organizaram um cortejo em homenagem ao político

Publicado em 31 de março de 2021 | 22:31

 
 
normal

O corpo do ex-deputado estadual Ivair Nogueira (MDB) foi sepultado na tarde desta quarta (31), no cemitério Jardins Parque, em Betim, na região metropolitana. 

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus para a realização de velórios e de sepultamentos em Betim, os amigos e conhecidos do político, que faleceu no fim da manhã dessa quarta-feira (31), aos 69 anos, não puderam acompanhar o sepultamento do político betinense. 

Diante disso, para homenageá-lo, eles realizaram um cortejo de veículos pelas principais ruas e avenida da região central da cidade. O ato teve o apoio do cerimonial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde Nogueira foi parlamentar por seis mandatos. 

Dezenas de carros acompanharam o ato de despedida, que teve início por volta das 16h30, na avenida Bandeirantes, na altura do bairro Chácara, e seguiu pelo centro de Betim, passando pela avenida Amazonas e, depois, pela MG–050 até chegar o Cemitério Jardins Parque, no bairro Açude, onde o corpo do político foi sepultado.

Medidas de segurança

Por Ivair Nogueira ter sido infectado pela Covid-19, regras de biossegurança tiveram que ser seguidas durante o enterro. O político não pôde ser velado e, o momento do sepultamento pode durar até 15 minutos. Somente cerca de dez pessoas puderam estar presentes e o caixão dele também foi lacrado, como determina as medidas de segurança estipuladas em decreto municipal, para evitar a disseminação do coronavírus. 

Dias de luta

A morte do político foi confirmada, por volta das 11h50, devido a complicações da doença, no Hospital Madre Teresa, na capital. 

De acordo com familiares, o político betinense contraiu o coronavírus há mais de dez dias, mesma época em que a esposa dele, Leia Nogueira, também testou positivo para o novo coronavírus. 

Na quinta passada (25), o estado de saúde de Nogueira piorou, e, conforme familiares dele, o médico do ex-parlamentar decidiu interná-lo na sexta (26), no Hospital Madre Teresa. Como a unidade estava lotada de pacientes, um quadro de colapso que também ocorre na maioria dos hospitais no país, o ex-deputado teve que esperar por um leito no corredor. 

“Na primeira noite, ele aguardou (por uma vaga) no corredor (do hospital), assim como outros pacientes. Ele ficou o dia na enfermaria e subiu para o quarto na parte da noite de sexta”, relatou Leia à O TEMPO, no sábado (27).

Infecção nos pulmões
Depois disso, o estado de saúde do ex-parlamentar se agravou devido a uma infecção no pulmão e, no domingo (28), ele foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Madre Teresa. 

Na terça (30), Nogueira sofreu uma parada cardiorrespiratória, após uma tentativa de intubação. Os médicos conseguiram reanimá-lo, mas, como a saturação sanguínea dele, ou seja, a oxigenação no sangue estava baixa, o quadro se agravou ainda mais. 

Mesmo assim, conforme Leia Nogueira, ele chegou a ser intubado na tentativa de melhorar seu quadro respiratório, mas não resistiu e faleceu. Antes da morte do marido, Leia fez um alerta sobre a gravidade da Covid-19. “Essa doença é terrível. Lá no CTI, do lado do Ivair, havia um atleta, sem nenhuma comorbidade, de 48 anos, internado. Eu digo que ninguém está livre de nada e que tudo está nas mãos de Deus. Mas, com certeza, as pessoas têm que tomar todas as precauções possíveis”, alertou Leia, um dia antes do marido falecer.

O irmão de Ivair Nogueira, o ex-vereador Almir Nogueira, 71, também está internado com Covid-19 no hospital Biocor, em Nova Lima. O seu estado de saúde, até a tarde de quarta-feira (31), era estável. 

Por telefone, Almir lamentou a morte de irmão e disse que é difícil descrever o sentimento. “Estou sem palavras. Fomos criados no mesmo quarto. Está sendo muito difícil para mim”, desabafou.

Comorbidades
Assessor há quase 30 anos do ex-deputado, o empresário betinense Wilson Pingo Antunes, o Pingo, 61, revelou que Nogueira possuía comorbidades. Além de diabético, ele tinha problemas cardíacos e já sofreu um infarto. O político também já passou por um procedimento cirúrgico em que colocou stents – pequenas próteses inseridas nas artérias para evitar o bloqueio dos vasos sanguíneos.