Medida

Betim vai abrir cadastro para vacinar trabalhadores de grupos prioritários

Prefeitura publicou decreto que estabelece as normas para que as empresas informem ao município o número de funcionários que exercem funções consideradas prioritárias no PNI

Publicado em 01 de abril de 2021 | 17:18

 
 
normal

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana, publicou, nesta quinta (1º), as diretrizes para que seja realizado o cadastramento de profissionais de atividades e setores considerados prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 para a imunização que possuem domicílio residencial e/ou laboral no município. 

O objetivo desse cadastro, que deverá ser feito pelas empresas, é fazer com que o município tenha os dados desses trabalhadores e organize melhor a logística para a aplicação das doses de todos os grupos prioritários. 

De acordo com o prefeito Vittorio Medioli (PSD), em alguns casos, a vacinação poderá ser feita dentro das próprias empresas sob a fiscalização do município. Com isso, aquelas que possuem funcionários que desempenham profissões determinadas como prioritárias pelo Ministério da Saúde deverão fazer o cadastramento desses profissionais.

Essa ação faz parte do Plano Emergencial Municipal para Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, cuja lei municipal foi sancionada também nesta quinta (1º). 

Segundo a prefeitura, o município já possui dados de boa parte desses grupos prioritários, como as pessoas privadas de liberdade, trabalhadores da educação pública e os das força de segurança, entre outras. 

No entanto, o município está requerendo que as empresas também cadastrem as pessoas que desempenham funções dos grupos que fazem parte de atividades econômicas prioritárias, como indústria em geral, transporte de passageiros terrestre e aéreo, construção civil, empresa de transportes restrito a motoristas profissionais, ferroviários, trabalhadores da educação privada que trabalham em Betim, do ensino infantil, fundamental, médio, profissionalizantes e superior, estabelecimento portuário alfandegado, pedreiras e artefatos de construção.

"Precisamos desse cadastro para organizarmos a vacinação, pois a imunização será realizada em alguns locais, então, precisamos dimensionar essa logística. Isso porque está previsto um aumento na entrega de vacinas em abril, com um lote maior de doses enviados pelo governo federal, além daquelas que o município está adquirindo por conta própria. São cerca de 165 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários do PNI", declarou o prefeito, que está em tratativas para a compra da vacina russa Sputnik para imunizar a população betinense. 

Por isso, entre a próxima terça (6) e quinta (8), o formulário eletrônico estará disponível no site da prefeitura para que as empresas que tenham trabalhadores desses grupos prioritários façam o cadastro. 

Para confirmar o cadastro, será necessário que as pessoas tenham título de eleitor com domicílio eleitoral em Betim, ou carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício com a empresa localizada na cidade ou algum outro documento com essa comprovação. 

Segunda fase
Já uma segunda fase da imunização vai englobar as pessoas de 18 a 59 anos que não estão incluídas nos grupos prioritário do PNI, que são os trabalhadores do comércio, prestadores de serviços e outros ramos. 

As empresas que possuem os dois tipos de funcionários, ou seja, dos grupos prioritários e dos demais, deverá fazer dois cadastros diferentes, conforme a função de cada um dos empregados. 

A prefeitura também estabeleceu pontos de vacinação nas regionais da cidade que servirão para vacinar a população. 

CLIQUE AQUI e confira o decreto completo.