Pandemia

Betim prorroga Onda Roxa e autoriza celebrações religiosas com limite de pessoas

Espaços podem funcionar desde que adotem protocolos sanitários e limitem o número de fiéis a 25% da capacidade

Publicado em 05 de abril de 2021 | 17:39

 
 
normal

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana, decidiu prorrogar a vigência da Onda Roxa do programa Minas Consciente, do governo estadual, até 11 de abril. A medida tem como objetivo conter o avanço da Covid-19 na cidade, que, nos últimos dias, teve recorde de casos notificados em Minas. Com isso, somente podem funcionar no município atividades essenciais, como supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis.

A decisão foi comunicada, na tarde desta segunda-feira (5), pelo governo municipal, e segue a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que também autorizou a realização de cultos e celebrações religiosas no município.  No entanto, para isso, igrejas e templos precisam adotar todos os protocolos de sanitários nos espaços religiosos, limitando a presença em cultos e missas a 25% da capacidade do público.

A prorrogação do decreto será publicada no “Órgão Oficial do Município”. Pelo documento anterior, os serviços autorizados a funcionar devem garantir o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança, como a exigência do uso de máscara, o distanciamento adequado entre pessoas e a disponibilidade de álcool 70% nos estabelecimentos.

Os demais estabelecimentos, considerados não essenciais, permanecerão fechados. A determinação municipal, que segue as normas sanitários do governo do Estado, estabelece ainda a proibição da realização de eventos e até de reuniões familiares. Academias também ficam fechadas.

O decreto municipal proíbe ainda a venda e o consumo de bebida alcóolica nas ruas. No entanto, o toque de recolher das 20h às 5h da madrugada, previsto no programa Minas Consciente, continua não sendo adotado em Betim.

Balanço

Último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que, na cidade, o número de casos confirmados do novo coronavírus, até segunda (5), chega a 21.043, sendo que 19.240 pessoas se recuperaram da doença. 

Até segunda (5), 99.436 notificações de Covid-19 foram registradas no município, com 32.552 casos descartados e 1.052 em acompanhamento. O número de óbitos por causa da doença era de 676 e de internados no SUS residentes de Betim, 75.