Medida

Betim triplica reserva de oxigênio do Cecovid 4 e do Hospital Regional

Com a troca do tanque de armazenamento, capacidade passará de 5 mil para 15 mil litros. Município tem ampliado o número de leitos de UTI na cidade

Publicado em 09 de abril de 2021 | 18:07

 
 
normal

A Prefeitura de Betim, na região metrpolitana, triplicou a capacidade de reserva de oxigênio no Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid 4), unidade para atender exclusivamente pacientes com a Covid-19, e do Hospital Regional. Com a troca do tanque de armazenamento, a capacidade subirá de 5 mil litros para 15 mil litros de oxigênio.

Além de ampliar a reserva, em medida feita em parceria com AirLiquede, empresa fornecedora do município, a troca do tanque reduzirá a necessidade de reabastecimento, que estava sendo feito até quatro vezes na semana. Segundo a prefeitura, isso vai garantir maior segurança no fornecimento do oxigênio e evitar o acionamento do tanque reserva. 

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Augusto Viana, a ampliação da reserva de oxigênio é de extrema importância, principalmente para o atendimento no Cecovid 4. “Com a ampliação dos leitos do Centro de Cuidados Intensivos e a crescente demanda por internação, temos que garantir o fornecimento de oxigênio para atendimento adequado aos pacientes com a Covid-19. E estamos fazendo isso com a troca do tanque para um com capacidade de 15 mil litros”, afirmou. 

Ampliação de leitos 

Já foram ativados  pelo município 110 leitos de UTI exclusivos para tratar casos de Covid-19 no Cecovid 4, que funciona no centro materno-infantil, e outros 90 no Cecovid 2, que é hospital de campanha, no Fiat Clube, chegando a 210 leitos ativos no total. A previsão é que outros dez de terapia intensiva comecem a funcionar ainda na próxima semana, chegando a 120 somente de UTI. 

Atualmente, cinco pacientes estão nas UPAs em fase de transferência. Dos 110 leitos de UTI, 104 estão ocupados, e dos 90 clínicos, 80 estão com pacientes.

Para ampliar a capacidade de atendimento, a prefeitura está com vagas abertas para contratação de profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem e médicos.