Covid-19

Betim receberá mais de 1.000 vacinas Coronavac para aplicar segunda dose

Prefeito Vittorio Medioli anunciou que vacinação iniciará na quinta (13), mas doses enviadas pelo Estado serão suficientes apenas para imunizar pessoas de 70 anos e mulheres de 69 anos que aguardam a 2D

Publicado em 10 de maio de 2021 | 19:24

 
 
normal

Com a falta de doses da Coronavac em todo o país, Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, também aguarda a entrega de vacinas  para dar seguimento ao plano de imunização da segunda dose dos idosos. O prefeito Vittorio Medioli anunciou, nesta segunda-feira (10), nas redes sociais, que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) se comprometeu a entregar pouco mais de 1.000 doses do imunizante ao município até quarta (12). 


Com essa quantidade insuficiente para abranger todos os idosos betinenses que ainda precisam da segunda dose, segundo o prefeito, será possível imunizar, neste momento, pessoas com 70 anos e apenas mulheres com 69 anos, na quinta-feira (13). 


O prefeito destacou que está faltando matéria-prima para a produção da vacina e que isso tem gerado esse atraso. "O Estado se comprometeu a nos enviar até quarta-feira (12) mais de 1.300 doses. Com isso, conseguiremos imunizar homens e mulheres de 70 anos e apenas mulheres de 69 anos. A medida que as vacinas forem chegando, vamos chamando outras faixas etárias. Estamos seguindo todas as orientações do Plano Nacional de Imunização, mas infelizmente, faltaram doses que serão enviadas pelo governo federal para o Estado. Com isso, ainda ficarão cerca de 4.000 idosos no grupo de 69 e 67 anos que serão imunizados nos próximos dias", explicou. 


Cadastro 
Já a vacinação das pessoas com comorbidades, que está sendo feita com o imunizante Astrazeneca, continua ocorrendo em Betim, mediante cadastro. 

Quem tem entre 18 e 59 e é portador de doença pré-existente, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, entre outras, e que não fez o cadastro, o prazo para fazê-lo vai até  a próxima quinta (13). Clique aqui e acesse o cadastro. 


Além disso, todas as gestantes e puérperas, ou seja, mulheres de Betim que tiveram bebês recentemente, poderão se vacinar contra a Covid-19 até esta terça (11). A imunização foi iniciada nesta segunda (10). Para esse grupo, não é necessário fazer cadastro prévio. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que cerca de 3.000 pessoas deste público-alvo receberão a primeira dose do imunizante durante esses dois dias. 

Para se vacinar, é preciso que as mulheres apresentem na sua unidade de saúde de referência um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e o cartão de vacina. 

A vacinação acontece em todas as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 10h às 17h.