Capacitação

Chef Luiz Michel ministra curso de qualificação para profissionais de Betim

Consultor gastronômico esteve na cidade para falar sobre técnicas que melhoram a operacionalização da cozinha e produção de refeições

Publicado em 15 de maio de 2021 | 18:29

 
 
normal

O renomado consultor gastronômico e chefe executivo de gastronomia Chef Luiz Michel ministrou um curso, nas duas últimas semanas, para cozinheiros e profissionais das duas unidades do restaurante popular de Betim, na região metropolitana. O objetivo foi apresentar técnicas para validação da operação das cozinhas e melhor o planejamento da produção para a redução do consumo de energia e de custos operacionais, além de tratar sobre segurança e qualidade alimentar.


Segundo Michel, a iniciativa da prefeitura em capacitar esses profissionais é louvável, e o curso teve um resultado muito significativo. "É uma ação que valoriza os profissionais e contribui para tirá-los da zona de conforto. Além das técnicas, que falamos sobre os cortes, os processos, como receber os insumos, questão de acondicionamento, limpeza, também trabalhamos com um sentimento essencial na preparação dos alimentos: o amor. Comida é amor e carinho. Até falei com eles que é além do simples fato de preparar uma marmitex. Uma pessoa, que está passando por um momento difícil terá, no momento de sua refeição, talvez o único momento do dia de mais alegria. Então, o curso realmente trouxe práticas sobre a técnica, mas como o carinho na hora da preparação também é fundamental", destacou o chef.


Ainda segundo Michel, durante as duas semanas de curso, o resultado do dia a dia foi de grande surpresa. "Os ensinamentos chegaram a lugares que eu nem imaginava, a repercussão foi muito boa. Não fizemos nada de diferente daquilo que os profissionais já estão habituados no dia a dia. Pegamos insumos que eles usam normalmente, da realidade dos restaurantes populares, do cardápio e tornamos essa alimentação mais saudável, com melhor preparo, com uma qualidade final melhor.


A cozinheira Ana Paula Gonçalves trabalha há dez anos nos restaurantes populares e, há um, atua no espaço que fornece alimentação para trabalhadores da saúde. Ela foi uma das que participaram da qualificação e conta que o curso foi um grande aprendizado, destacando as coisas novas que aprendeu. "Foi muito bom, pois o Luiz Michel nos trouxe a experiência. Ele nos ensinou vários tipos de caldos, confecção de carnes e legumes com coisas que eu não sabia. Uma questão que gostei muito foi sobre como reaproveitar os alimentos. A gente acha que não dá pra fazer, mas dá sim. Foi um curso bastante diferente que a gente ainda não tinha tido oportunidade de fazer", afirmou.


A superintendente de Proteção Alimentar de Betim, Maria Vanúzia Mendes, destaca a importância da qualificação. “Atualmente, os restaurantes populares oferecem cerca de dois mil almoços por dia e mais de 800 refeições como café da manhã, lanche e ceia. É um serviço essencial para a vida de muitas pessoas que precisam do alimento oferecido a preços acessíveis", declarou.


A superintendente destaca ainda que mais de 2.500 refeições são preparadas pelos restaurantes parceiros que atendem a rede SUS Betim. "Ao todo, são 26 cozinheiros que trabalham diariamente para entregarem refeições aos profissionais de saúde com qualidade e segurança".