Déficit

Betim precisa de 5.470 doses de Coronavac, mas recebeu apenas 110

Município aguarda envio de mais imunizantes para completar o ciclo vacinal de idosos que têm entre 68 e 70 anos

Publicado em 04 de maio de 2021 | 14:29

 
 
normal

A falta de doses de vacinas contra a Covid-19 tem gerado apreensão na população brasileira. Em Betim, na região metropolitana de BH, não é diferente. O município necessita de pelo menos 5.470 doses do imunizante Coronavac para completar a imunização de idosos que já receberam a primeira aplicação. No entanto, nessa segunda (3), a prefeitura recebeu apenas 110 doses, específicas para D1 (dose 1). 

Com isso, há uma defasagem para fazer a segunda aplicação para idosos que têm entre 68 e 70 anos.

"Recebemos ontem (segunda) apenas 110 doses da Coronavac, o que é totalmente insuficiente para completarmos a imunização dos cerca de 5.470 idosos de 68, 69 e 70 anos, que são aqueles que completaram 28 dias de aplicação da primeira dose. E essa remessa que chegou veio estratificada pelo governo do Estado para D1. O município nunca destoou das orientações do Estado para aplicação dos grupos contemplados pela vacinação. Sempre seguimos rigorosamente o público-alvo estratificado pelas orientações do governo de Minas. Ressaltamos que a responsabilidade de fazer com o que o imunizante chegue aos municípios é do Ministério da Saúde e do Governo do Estado", afirmou o secretário de Saúde de Betim, Augusto Viana. 

O secretário ainda ponderou que, quanto mais demorar o envio de vacinas, mais pessoas que necessitam da dose de reforço podem ser afetadas. "Esse balanço que temos são daquelas faixas etárias que completaram 28 dias. Então, caso haja uma demora no envio de mais doses da Coronavac, idosos de outras idades podem vir a ser afetados também", completou.

Segundo ele, o município está preparado para aplicação das vacinas, basta que elas sejam enviadas. "Temos uma equipe qualificada, temos insumos e, tão logo as vacinas cheguem, as 36 UBSs estão prontas para fazer a aplicação", enfatizou. 

Em balanço informado nesta terça (4), até o momento, 74.001 doses já foram aplicadas no município, sendo que 50.003 pessoas receberam pelo menos a primeira dose.

Ampliação
Nesta terça-feira (4), as pessoas que têm 61 anos poderão procurar a unidade básica de saúde (UBS) de sua referência, para receber a primeira dose do imunizante de Oxford/ AstraZeneca. A estimativa do município é que sejam vacinados 3.969 pessoas desta faixa etária. 

Já os idosos com 60 anos serão imunizados na quarta (5), a partir das 8h. Cerca de 3.899 pessoas deverão também receber a primeira dose nas UBSs. Os residentes devem ir aos postos de saúde com documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).