Saúde

Casa de Saúde Santa Izabel inaugura Unidade de Cuidados Continuados

Espaço conta com 25 leitos para retaguarda de pacientes que precisam de reabilitação. Serviço foi oficializado com termo firmado entre a Prefeitura de Betim e a Fhemig

Publicado em 04 de maio de 2021 | 13:16

 
 
normal

A Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim, na região metropolitana, inaugurou, nesta terça (4), uma Unidade de Cuidados Continuados. O espaço atuará como retaguarda para a rede de urgência da microrregião, que abrange 13 municípios, prestando assistência aos usuários.

O espaço conta com 25 leitos que serão destinados aos pacientes que precisam de reabilitação e/ou adaptação a sequelas provenientes de algum procedimento clínico, cirúrgico ou traumatológico. 

Segundo a Fundação Hospital de Minas Gerais (Fhemig), responsável pela gestão da Casa de Saúde, O serviço, oficializado a partir de termo firmado no início deste ano com a Prefeitura de Betim, começou a funcionar antecipadamente para atender também pessoas com necessidade de reabilitação pós-covid. 

Os leitos são destinados aos pacientes da microrregião que já saíram da fase de cuidado hospitalar típico e que se encontram em situação clínica estável, porém necessitando de reabilitação e/ou adaptação.

Para o atendimento, haverá uma equipe composta por profissionais de várias especialidades, como médicos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermeiros. “Agregamos uma nova linha de cuidado, com um espaço confortável e próprio para a reabilitação do paciente, promovendo o giro de leito em uma unidade hospitalar aguda, como a do Hospital Regional de Betim", afirma o diretor da Casa de Saúde, Fabrício Giarola Oliveira. 

O secretário municipal de Saúde de Betim, Augusto Viana, destaca a importância da abertura desse serviço neste momento. “Poder contar com uma Unidade de Cuidados Continuados em nosso município, no contexto da pandemia,  é um grande ganho para a saúde da população, na medida em que contribui para desafogar a sobrecarga do atendimento a pacientes acometidos com covid-19”, declarou.

(com Agência Minas)