Plano de imunização

Covid-19: Betim abre cadastro para vacinação de pessoas com comorbidades

Inscrição deve ser feita pela internet até o dia 13 de maio, e imunização acontecerá conforme as doses que forem enviadas pelo governo de Minas ao município

Publicado em 05 de maio de 2021 | 15:37

 
 
normal

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana, anunciou, nesta quarta-feira (5), que vai iniciar o cadastro de vacinação contra a Covid-19 dos moradores da cidade que tenham algum tipo de comorbidade, ou seja, doenças pré-existentes, como problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes, que podem oferecer risco de agravamento da doença. 

O cadastro é voltado para pessoas com idades entre 18 e 59 anos, conforme determina o Plano Nacional de Iminuzação (PNI), do Ministério da Saúde, e será realizado até quinta-feira da próxima semana, dia 13, por meio DESTE ENDEREÇO ELETRÔNICO, que está disponível no site oficial da Prefeitura de Betim e nas redes sociais do município. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o agendamento da vacinação será feito pelas equipes assistenciais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a partir da entrega de doses que é feita pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ao município. 

As pessoas que se cadastrarem devem aguardar o contato telefônico de sua unidade de referência. No entanto, para esclarecer dúvidas sobre o cadastro, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. "Faremos o chamamento desses moradores de Betim com comborbidades, que não foram contemplados na primeira fase da imunização, conforme a chegada de novas doses da vacina na cidade", esclareceu o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares.

Cadastro

Para se imunizar, as pessoas com algum tipo de comorbidade terão que apresentar, no ato da vacinação, qualquer comprovante que demonstre que elas pertençam a esses grupos de risco, como  exames, receitas, relatório médico e prescrição médica. Também  poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas unidades de saúde.

"É importante destacar que o formulário do cadastro possui um campo no qual o usuário declara ciência de sua responsabilidade pela veracidade das informações apresentadas. Em caso de declarações falsas, o indivíduo poderá sofrer consequências civis e penais", declarou a prefeitura, por meio de nota. 

Primeira fase

Na primeira etapa da imunização em Betim, que ocorrerá nesta quinta (6) e sexta (7), das 8h às 17h, nos postos de saúde, receberão a primeira dose da vacina Astrazeneca os mais de 900 betinenses que possuem síndrome de down, os pacientes que fazem tratamento de diálise na cidade e as pessoas que são transplantadas-imunossuprimidas. 

Nesse caso, segundo informou secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, não foi necessária a realização de cadastro prévio, mas continua sendo obrigatória a apresentação da documentação de comprova a comorbidade do cidadão.

"Iniciaremos a imunização dessas pessoas com comorbidades, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização, com a remessa de 9.300 doses remanescentes da Astrazeneca, que nos foi enviada, e cujas vacinas também estão sendo usadas para imunizar idosos de 60 e 61 anos da cidade", ressaltou Viana. 

Pessoas que fazem tratamento de diálise no Centro de Nefrologia, que fica no Hospital Regional de Betim, serão vacinadas na própria unidade. Já as demais serão imunizadas no Centro de Oncologia do Hospital Evangélico, que fica no Betim Shopping. 

Gargalo

Assim como diversas cidades do país, Betim também sofre com a  falta de vacinas contra o novo coronavírus. A prefeitura informu que necessita de pelo menos 5.470 doses do imunizante Coronavac para completar a vacinação de idosos que já receberam a primeira aplicação. No entanto, nessa segunda (3), o município havia recebido somente apenas 110 doses, específicas para D1 (dose 1). 

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, estão listadas as seguintes condições dentro do segmento de pessoas com comorbidades: 

- Qualquer tipo de diabetes

- Pneumopatias crônicas graves

- Hipertensão arterial resistente

- Hipertensão arterial estágio 3

- Hipertesão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

- Insuficiência cardíaca

- Hipertensão pulmonar

- Cardiopatia hipertensiva

- Síndromes coronarianas

- Valvopatias

- Miocardiopatias e pericardiopatias

- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas

- Arritmias cardíacas

-  Cardiopatias congênitas no adulto

- Dispositivos cardíacos implantados

- Doença cerebrovascular

- Doença renal crônica

- Imunossuprimidos

- Anemia falciforme

- Obesidade mórbida

- Síndrome de down

- Cirrose hepática