Inovador

W Mota, artista visual de Betim, lança mostra de arte contemporânea virtual

Mostra traz elementos artísticos como videoarte, pinturas e objetos que, em vez de tinta, tela e pincéis, são construídos a partir de projeções de luz

Publicado em 06 de maio de 2021 | 21:36

 
 
normal

Os amantes da arte contemporânea que, diante da pandemia da Covid-19, estão impossibilitados de visitarem galerias e museus, têm a oportunidade de conferir a exposição inovadora “Estudos Cartas”, mais novo trabalho do artista visual de Betim W Mota. 

A mostra traz elementos artísticos como videoarte, pinturas e objetos que, em vez de tinta, tela e pincéis, são construídos a partir de projeções de luz ou com a ausência dela. 

Durante 20 minutos, o betinense apresenta, direto do seu ateliê, que fica no bairro Angola, o processo de pesquisa que ele vem desenvolvendo desde 2016, e é pautado nas inovações tecnológicas. Ao mesmo tempo, o projeto carrega traços de suas obras anteriores, baseadas nas raízes e nos costumes da cultura afro.

“Na exposição, criei cartas para pessoas que me instigam e que me inspiram de alguma forma. Trabalho com sombras, luzes e cores, trazendo para as obras o mistério que esses elementos carregam. Ao mesmo tempo, tento romper com o modo convencional de se pensar a pintura, ao utilizar o sistema de cores RGB”, explicou Mota. 

Para conferir a exposição gratuita, basta acessar o vídeo gravado pela produtora Mexirica Cultural, de BH, no canal oficial do artista no Youtube. O projeto é realizado com recurso da Arte Salva, programa emergencial do governo estadual, lançado em 2020, que busca fomentar, capacitar e auxiliar economicamente à cadeia produtiva da cultura e do turismo no Estado.