Situação crítica

Hemominas em Betim tem queda de 72% no estoque de sangue

Se panorama permanecer, cirurgias eletivas podem ser canceladas, e pacientes que precisarem de transfusões emergenciais podem morrer

Publicado em 10 de junho de 2021 | 21:25

 
 
normal

A pandemia continua provocando reflexos nos bancos de sangue de Minas. Por conta da redução no número de doadores, a unidade da Fundação Hemominas em Betim, que abastece dois hospitais e vários centros de saúde na cidade, está com o estoque 72% abaixo do ideal. A situação é pior para os grupos sanguíneos O positivo e negativo, além de A positivo e negativo.

Caso o cenário permaneça, há risco de cirurgias programadas serem canceladas e pessoas que precisarem de transfusões emergenciais, como pacientes que sofrem acidentes graves, irem a óbito. 

Para Kátia Tristão, do Núcleo de Qualidade da Unidade de Coleta da Hemominas em Betim, essa baixa se deve, entre outros fatores, a redução do número de doadores, que estão com receio de sair de casa por causa do novo vírus, e a chegada do inverno, que aumenta o percentual de pessoas inaptas a doares.“Por isso, é de extrema importância o comparecimento de cada doador que puder agendar a sua doação na Hemominas para melhorar este panorama”, disse.

Doadora de sangue há ao menos dez anos, Iane Nayara Vasconcelos Dias Cruz, 31, salientou que a iniciativa é uma forma de as pessoas pensarem no próximo. “Nos últimos tempos, tenho buscado doar de 2 em 2 meses. Sei que meu tipo sanguíneo, que é o O negativo, ou seja, o doador universal, é muito importante”, frisou.

Critérios

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar alimentado e bem descansado no momento da doação, além de apresentar documento original e oficial com foto. 

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo coronavírus, depois do diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Aqueles que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico de infecção pela Covid são considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas. 

As condições e restrições podem ser consultadas no site da Hemominas. Para quem quiser se candidatar como doador, a fundação orienta que a população agende a doação de forma online pelo site (hemominas.mg.gov.br) ou pelo MGapp – Cidadão.