Imunização

Covid-19: Número de doses aplicadas em Betim sobe 34% em um mês

Município avançou na imunização, ao aplicar doses em gestantes com e sem doenças e caminhoneiros; pessoas de 55 anos serão vacinadas na sexta (25)

Publicado em 24 de junho de 2021 | 23:06

 
 
normal

Betim avançou na imunização dos betinenses contra a Covid-19, aumentando em 34% o número de doses aplicadas nos últimos 30 dias. De acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 25 de maio, 108.364 imunizantes tinham sido aplicados no município, enquanto que até a última quarta-feira (23), esse número subiu para 144.992.

Quando se compara o total de primeiras doses aplicadas, esse índice é maior, chegando a 43%. No dia 25 de maio, 75.108 betinenses tinham recebido a primeira vacina. Já na quarta (23), foram 107.153 que receberam essa dose.

“Desde o início do plano de imunização, Betim vem demonstrando a sua capacidade de vacinar a população. Nos últimos 30 dias, o município aplicou um terço a mais de doses na população. Intensificar essa vacinação somente está sendo possível por causa da estrutura da Rede SUS de Betim, que conta com 36 UBSs, mais um conjunto de postos volantes, que ajudam a acelerar a imunização dos betinenses. Mas continuamos insistindo que, mesmo contando com uma capacidade instalada robusta, é preciso que o imunizante chegue à cidade para podermos avançar no plano de imunização da nossa população”, afirmou o secretário de Saúde de Betim, Augusto Viana. 

Nesta sexta (25), começarão a ser imunizados pessoas com 55 anos sem comorbidades. A vacinação ocorrerá nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. A previsão da prefeitura é que mais de 3.400 betinenses dessa faixa etária recebam as doses. 

Para isso, as pessoas devem buscar a UBS de sua referência e apresentar um documento de identidade com foto, além do Cartão SUS, do cartão de vacinação e de um comprovante de endereço. Quem não possuir o Cartão SUS deve fazer o cadastro na própria UBS. Nesta semana, além do público de 55 anos, também foram imunizadas pessoas sem comorbidades de 56 a 58 anos. 

Além desse público, até essa sexta (25), continua a vacinação dos caminhoneiros que fizeram cadastro no site da prefeitura. Esse grupo pode receber a dose, das 8h às 17h, no antigo Betim Shopping, na avenida Edmeia Matos Lazzarotti.

Também até essa sexta (25), as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias atrás), com e sem doenças preexistentes, além das lactantes com bebês de até 6 meses, estão sendo imunizadas no Centro de Especialidades Divino Braga, das 8h às 17h. Ao mesmo tempo, os centros de saúde aplicarão doses em pessoas com comorbidades e com deficiência.

Déficit

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) não apresentou, em reunião realizada na sexta (18), com representantes de Betim, nenhuma solução concreta para resolver a desigualdade na distribuição de vacinas contra Covid-19 no Estado. 

Enquanto Belo Horizonte chega a 50% da sua população imunizada com a primeira dose, outros municípios sofrem com escassez de vacinas, como é o caso de Ribeirão das Neves e Betim, que vacinaram, com a primeira dose, 14% e 24% do total de seus moradores. 

De acordo com Viana, apesar da disposição do governo do Estado em tentar resolver essa matemática desigual, não foi apresentada na reunião uma solução concreta para a reposição das doses que Betim e outros municípios teriam direito, seguindo os critérios a partir da realidade de cada um, o que proporcionaria a equidade na distribuição dos imunizantes. 

Ainda conforme o secretário, Betim, assim como outras cidades, reivindica mais doses para se equiparar à capital mineira. Para isso, seriam necessárias 90 mil doses a mais.

Novo cálculo

Segundo a SES-MG, para equilibrar essa diferença de doses, foi apresentada nova metodologia de cálculo e legitimada em colegiado. Questionada, a SES não informou como nem se irá repor o déficit de doses de Betim.