AstraZeneca

Betim recebe 11.865 doses e vacinará comorbidade, segurança, saúde e educação

Cada público terá dia e local determinado para se imunizar, sendo que as pessoas com doenças preexistentes, entre 50 e 59 anos, começam a ser vacinadas nesta terça (8)

Publicado em 07 de junho de 2021 | 19:01

 
 
normal

Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu 11.865 doses da vacina AstraZeneca do governo do Estado nesta segunda-feira (7). Com isso, a prefeitura elaborou um cronograma para imunizar com essas vacinas pessoas já cadastradas com comorbidade, de 50 a 59 anos, que ainda não receberam a primeira dose; profissionais das forças de segurança e da saúde, que ainda não tinham sido imunizados; e iniciar a vacinação dos trabalhadores da educação. Cada um desses públicos receberá as vacinas em determinado dia e local.

Segundo a prefeitura, nesta terça (8), serão imunizadas pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades, que fizeram o cadastro para serem vacinadas, mas ainda não receberam a primeira dose contra a Covid-19. A vacina estará disponível, a partir das 13h desta terça-feira (8), nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Serão disponibilizadas 2.465 doses da vacina AstraZeneca para a imunização deste público.

No ato da vacinação, as pessoas devem apresentar um documento de identidade, o cartão de vacina e um documento que comprove a comorbidade. Serão aceitos exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica com validade máxima de até 12 meses.

Vacinação para profissionais

Durante a semana, a Prefeitura de Betim seguirá, ainda, com a vacinação dos trabalhadores da saúde e dos profissionais das forças de segurança e salvamento, que fizeram o cadastro no site da prefeitura.

Nesta terça-feira (8), serão disponibilizadas 900 doses para esse último público. A imunização, que também é por meio de agendamento, será feita no espaço do antigo Betim Shopping e no anexo do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), que fica na rua Tocantis, 301, no bairro Brasileia.

Já para dar continuidade à imunização dos trabalhadores da saúde serão destinadas 1.500 doses. A vacinação será realizada no Cerest, por meio de agendamento prévio, na quarta (9), na quinta (10) e na sexta-feira (11).

Educação 

Já os trabalhadores da educação começarão a ser vacinados na quinta-feira (10) e na sexta-feira (11), no Betim Shopping, às 8h. Esses profissionais terão que ter sido cadastrados pela instituição em que trabalham no site da Secretaria Municipal de Educação, até o dia 11, por meio DESTE LINK.

“Existe um corpo técnico formado pelas secretarias municipais de Educação e Saúde que vão informar às instituições de ensino o dia, o horário e o local em que os profissionais que atuam nela serão vacinados”, informou o secretário de Saúde de Betim, Augusto Viana. 

A vacinação desse público, para o qual foram disponibilizadas cerca de 7.000 doses, continuará na segunda-feira (14), no Betim Shopping, no Cerest e em dez UBSs, que serão divulgadas posteriormente pela prefeitura, a partir das 8h. 

Segundo Viana, “a prefeitura aguarda o envio de mais doses pelo governo do Estado para finalizar a imunização desses profissionais e continuar a vacinar pessoas com comorbidade. Lembrando que Betim ficou dez dias sem receber nenhuma dose de vacina do governo do Estado”, destacou.

Veja o cronograma de vacinação:

- Reconvocação de pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos 
Dia 8 (terça-feira), em todas as UBSs, às 13h

- Forças de segurança 
Dia 8 (terça-feira), no Betim Shopping e Cerest, a partir das 8h 

- Trabalhadores da Saúde
A partir do dia 9 (quarta-feira), no Cerest, às 8h

- Trabalhadores da Educação 
Dia 10 (quinta) e dia 11 (sexta), no Betim Shopping, às 8h
Dia 14 (segunda), no Betim Shopping, no Cerest, e em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), às 8h