Projeto

Serenatas aquecem corações de usuários dos CRASs na pandemia em Betim

Nas visitas, regadas à muita musica, famílias são orientadas e assistidas pelas equipes da Semas

Publicado em 01 de julho de 2021 | 22:56

 
 

Capaz de tocar os corações de milhares de pessoas, a música se tornou uma ferramenta que tem sido usada por arte-educadores de Betim para homenagear, nesta pandemia, idosos e mulheres atendidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), porta de entrada dos atendimentos da Secretaria de Assistência Social (Semas).

Através do projeto Serenatas, idealizado por Estevão Pedrosa, desde maio de 2020, as equipes realizam visitas diárias às famílias assistidas e, além de música, informam sobre as formas de enfrentamento da pandemia, reforçam a importância de os usuários manterem o cartão de vacinas atualizado, tiram dúvidas, orientam sobre os benefícios de cada um e identificam possíveis vestígios de violência ou negligência que algum usuário passa estar sofrendo. 

“Pensei em uma estratégia que envolvesse e fizesse com que os participantes dos grupos se sentissem acolhidos e estimados. Nosso objetivo é oferecer essa expressão de carinho, apoio e cumplicidade, em tempos de isolamento social”, disse o arte-educador Pedrosa.

Segundo a secretária da Semas Cleusa Lara, como o atendimento presencial em grupo nos CRASs está suspenso por causa da Covid, o projeto ajuda a fortalecer o vínculo entre o morador e o CRAS. “A iniciativa também ajuda a prevenir riscos e oferece assistência básica às pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse.

Florinda Fiuza, 72, moradora do Teresópolis há mais 30 anos, é uma das usuárias atendidas pelo CRAS que foi surpreendida pela serenata. “Achei muito legal. Estava chegando em casa e até recebi uma rosa”, contou.