Segurança

Betim registra o menor índice de crimes violentos dos últimos 10 anos

Segundo levantamento, foram 1.689 registros em 2012 contra 812 no ano passado

Publicado em 22 de julho de 2021 | 21:55

 
 

Betim encerrou o primeiro semestre deste ano com o menor índice de crimes violentos e de homicídios dos últimos dez anos, dentro de uma série histórica iniciada em 2004, segundo levantamento do “Observatório de Segurança Pública de Betim”, que se baseia em números fornecidos pelo Armazém de Dados do Estado de Minas Gerais.

De janeiro a junho de 2012, o município havia registrado 1.689 ocorrências de crimes violentos, categoria em que estão estupro tentado e consumado, roubo, extorsão mediante sequestro, homicídio tentado e consumado e sequestro e cárcere privado. No mesmo período de 2021, esses índices de crimes violentos caíram para 812, o que representa uma redução de 51,92% de um ano para outro. 

No caso dos homicídios consumados, a redução foi de 35,22%, com 88 registros em 2012 contra 57 no ano passado. Quando o comparativo é de assassinatos tentados, a queda foi ainda mais expressiva: 72,54%, com 102 ocorrências em 2012 contra 28 do ano passado. 

Para o secretário de Segurança Pública de Betim, o coronel Júlio Cezar de Paula, a queda desses indicadores é fruto de uma série de ações e investimentos realizados pela administração municipal, em parceria com o governo de Minas, como o feito na Guarda, que hoje trabalha armada, a instalação das bases comunitárias da Polícia Militar e o aumento do efetivo militar. 

“Outra ação que merece destaque é a integração entre as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal, o Ministério Público e o Poder Judiciário, que, juntos, têm facilitados o contato entre as instituições e, consequentemente, dando mais agilidade às medidas de prevenção e repressão da criminalidade no município”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Betim.