Emoção

Covid: Após 51 dias internada, mulher é pedida em casamento na saída do hospital

Samira Fernandes, de 25 anos, recebeu alta nesta quinta-feira (22) e foi surpreendida pelo companheiro nos corredores do Cecovid, em Betim

Publicado em 22 de julho de 2021 | 12:15

 
 
normal

Uma história de superação de uma puérpera (mulheres que acabaram de ter filhos) emocionou os trabalhadores do Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid 4) de Betim, na região metropolitana de BH. É que, após 51 dias internadas com Covid, Samira Fernandes, de 25 anos, recebeu alta nesta quinta (22).

Ela, que mora em Esmeraldas, na mesma região, deu entrada na unidade no dia 3 de junho, com 35 semanas de gestação. O exame confirmou a infecção pela Covid-19. Samira precisou ser intubada no dia 7 e foi submetida a uma cesárea de urgência. A paciente ficou em estado grave e seguiu intubada durante 19 dias. No dia 24 de junho, os médicos realizaram uma traqueostomia nela. Na segunda (19), foram retirados a cânula (tubo) da traqueostomia e o oxigênio, e a alta hospitalar veio nesta quinta (22).

A médica residente de obstetrícia do Hospital Regional, Manoela Lopes, foi a responsável pelo parto da Samira. Segundo ela, o quadro da paciente havia se agravado muito e ela poderia falecer a qualquer momento. "Fizemos um parto de urgência com a missão de salvar pelo menos a vida da bebê. Fizemos o procedimento a beira leito mesmo, e toda a equipe manteve total atenção a ela, sempre tendo em mente que ainda havia esperança, havia mais um dia. Não desistimos dela nem da criança em nenhum minuto e, hoje, a emoção de vê-la recebendo alta é indescritível. Serve de aprendizado para toda a equipe, principalmente frente a tantas perdas que enfrentamos ao longo da pandemia", afirmou.


E a emoção não parou por aí. O companheiro de Samira, Marcos Vínicios Pinheiro dos Santos, aproveitou o momento de alegria e pediu a amada em casamento logo na saída do hospital, com direito a flores e aliança. "Estou muito emocionada e grata pelo carinho, atenção e cuidado de todos. E, claro, ainda mais feliz com esse pedido de casamento. Todos ficarão para sempre em meu coração e em minhas orações. Agora é só felicidade", disse ela.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados no Cecovid 4 39 atendimentos a grávidas ou puérperas durante a pandemia, tendo sido 25 de Betim e 14 de outras cidades da região com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus. Oito foram a óbito, duas foram transferidas para outras unidades, uma permanece internada, e 27 receberam alta.